Internacional Titulo
OMS cria fundo para combater a pneumonia asiática
Do Diário OnLine
Com AFP
22/05/2003 | 23:14
Compartilhar notícia


A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta quinta-feira um fundo para combater a síndrome respiratória aguda severa (Sars, na sigla em inglês). Com capital público e privado, a OMS quer juntar US$ 100 milhões para combater o vírus no mundo. O última balanço da entidade, divulgado nesta quinta, aponta 8.046 casos prováveis da doença e 682 pacientes mortos.

A maior parte do montante arrecadado será aplicado para incrementar a infra-estrutura de saúde pública na China (construção de laboratórios, hospitais e centros de pesquisa), país mais afetado, com 300 mortes.

O novo diretor eleito da OMS, Jong-Wook Lee, disse que "apesar da rápida e eficaz resposta de parceiros em todo o mundo, a síndrome mostrou as falhas da infra-estrutura global de saúde". Para ele, "este novo fundo e outras iniciativas similares irão ajudar o mundo a preparar respostas para futuras doenças emergentes".

Mais mortes - Taiwan registrou na quinta-feira um novo recorde negativo envolvendo a Sars: foram 65 novos casos e oito pessoas mortas em apenas 24 horas – saldo que eleva para 60 o número de mortos na ilha. No balanço desta sexta-feira (divulgado no final da noite de quinta, no Brasil), Taiwan registrou 55 novos casos da pneumonia asiática (elevando o total de casos a 538).

Em Hong Kong, foram anotados mais três novos casos e três mortes por causa da Sars na quinta-feira, elevando a 258 os mortos entre 1.722 pessoas infectadas. Quarenta e cinco pessoas continuam internadas em unidades de tratamento intensivo e 1.247 foram curadas.

Já a China anunciou nesta quinta-feira 26 novos casos confirmados de pneumonia asiática e mais quatro mortos, o que eleva a 300 o total de falecimentos pela Sars no país mais afetado do mundo. Estes números anunciados pelo Ministério da Saúde estão em alta com relação aos anunciados na quarta, quando se registraram 12 novos casos e dois mortos. O número total de casos de Sars na China continental se eleva a 5.271, precisou o Ministério.

Enquanto as mortes aumentam na Ásia, autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) do Camboja isolaram um adolescente de 16 anos, que recentemente voltou da China, no que pode ser o primeiro caso da Sars no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;