Economia Titulo
Número de clientes do Banco Ford deve cair 20%
Do Diário do Grande ABC
15/07/1999 | 14:15
Compartilhar notícia


A carteira de clientes do Banco Ford deverá encolher 20% este ano, em relaçao a 1998, período em que já houve uma queda de 15% na comparaçao com 1997. A informaçao é do diretor comercial da instituiçao, Sérgio Silvestre Freitas. Há dois anos, o banco era responsável pela entrega mensal de 10 mil veículos/mês da marca. Hoje, a média está em 4 mil unidades.

Freitas prevê mais três meses turbulência nos negócios com automóveis financiados, em razao, principalmente, da crise na Argentina e outros fatores que abalam o mercado, como a própria reforma ministerial. "Nem deu tempo de a reduçao das taxas de juros refletir no mercado e fomos pegos por nova instabilidade que está provocando a elevaçao das taxas", destacou.

O Banco Ford financia hoje 30% dos veículos da marca. O crédito direto ao consumidor passou à frente do leasing. Segundo Freitas, isso se deve à reduçao do IOF, isento nas operaçoes de leasing. O financiamento responde hoje por 30% das vendas de carros em geral. A participaçao dos consórcios chega a 15%. A venda à vista é responsável pela maior parte, num total de 55%.

Seguros - Para ajustar os negócios à crise nas vendas, o Banco Ford está diversificando os produtos. Junto com a rede de concessionários, lançou hoje os Seguros Ford. O novo produto foi formado numa parceria com três seguradoras - Sul América, HSBC e Unibanco, além da Corretora AON. A maior vantagem que a instituiçao oferece é poder incluir o valor do seguro no financiamento do carro. Assim, o cliente consegue parcelar o seguro com taxas de juros menores.

Os bancos de montadoras têm subsidiado as taxas de juros na venda de automóveis, na tentativa de aumentar o mercado. A Ford está trabalhando hoje com taxa promocional de 0,99% ao mês para financiamento dos modelos Ka e Fiesta. Assim, o seguro pode ser incluído na prestaçao com a mesma taxa. As administradoras de seguros que atuam hoje no mercado cobram taxa mensal de 3%. A parceria com os concessionáros também garante melhor atendimento para o segurado do Banco Ford.

Segundo o vice-presidente da Associaçao Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif), Joao Carlos Félix Teixeira, a rede Ford tem hoje estoque de 12 mil veículos. No atual ritmo das vendas, este total é suficiente para 35 dias. Há dois anos, o volume nao seria suficiente para mais do que 15 dias. Ele estima que o segundo semestre será melhor, apesar da expectativa de aumento de preços em setembro.

Teixeira disse que a rede nao foi ainda apresentada ao novo presidente da Ford Brasil, Antonio Maciel. Nao houve também nenhuma mudança de orientaçao na política de vendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;