D+ Titulo
Ajuda é fundamental
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 07:33
Compartilhar notícia


Tentar superar a notícia sozinha não basta. Após a constatação do tumor maligno, contar com apoio de familiares e amigos é uma boa saída. Melhor ainda é participar de um grupo em que todas passaram pelo mesmo problema e sabem como superá-lo.

É com esta proposta que a Associação Viva Melhor, com sede em Santo André, trabalha. Fundada em 1999, por Vera Teruel - que passou por mastectomia - e Terezinha Cipriani, a ONG dá auxílio psicológico, físico e estético às mulheres que têm câncer de mama.

"Nesta caminhada nós atendemos as mulheres oferecendo prótese para colocar dentro do sutiã, emprestamos perucas para serem usadas durante a quimio (terapia), psicóloga que está com a gente desde o início, e mastologista também", relata Vera.

Ela acrescenta que, ao todo, são 60 voluntárias que participam da associação. Porém, nem todas passaram pelo câncer. Vera diz ser importante a ajuda dessas pessoas, já que, muitas vezes a família fica muito abalada e não pode dar todo suporte que a mulher precisa.

ASSISTÊNCIA - Além das próteses, também são realizadas palestras, reuniões, visitas domiciliares e hospitalares às pacientes. Existem outras três unidades da associação no Grande ABC.

Segundo Vera, por semana são atendidas cerca de dez mulheres, sem contar o auxílio prestado nos centros hospitalares. "Fazemos o possível para ajudá-las a superar este momento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;