Internacional Titulo
Oito empresas vão eliminar produto químico vinculado ao câncer
Da AFP
26/01/2006 | 18:32
Compartilhar notícia


A EPA (agência americana de proteção ambiental) e oito indústrias fecharam um acordo para eliminar virtualmente do meio ambiente o PFOA (ácido perfluorooctano), uma substância perigosa usada para a fabricação do teflon.

Embora o PFOA vá continuar sendo usado na fabricação do teflon e outros materiais similares, será aplicado um novo processo industrial para garantir que este produto não possa ser encontrado no meio ambiente.

O PFOA, essencial para produzir revestimentos antiaderentes e antimanchas, tem sido vinculado a cânceres em animais de laboratório e más-formações congênitas. Foram detectados vestígios de PFOA no sangue de 95% dos americanos e de animais marinhos, bem como em ursos polares do Ártico.

Segundo os termos do acordo, as empresas reduzirão em 95% os detritos industriais de PFOA no máximo até 2010. Eles também se comprometeram em diminuir em 95% até 2015 os vestígios de PFOA em um conjunto de produtos de consumo habitual, como caixas de pizza, frigideiras e envoltórios de pipocas de microondas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;