
Por Sergio Caldas
São Paulo, 08/07/2026 - As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, em meio à escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã, que voltou a pressionar o apetite por risco e impulsionou o petróleo pelo segundo dia consecutivo.
O índice sul-coreano Kospi liderou as perdas e caiu 5,35% em Seul, a 7.246,79 pontos, entrando em mercado baixista ao acumular queda superior a 20% desde a máxima mais recente. As gigantes de semicondutores Samsung Electronics e SK Hynix tombaram 6,25% e 5,68%, respectivamente.
Em Tóquio, o Nikkei recuou 2,11%, a 66.819,05 pontos. Na China continental, o Xangai Composto registrou baixa moderada de 0,49%, a 3.970,88 pontos, enquanto o Shenzhen Composto cedeu 1,97%, a 2.650,43 pontos.
Por outro lado, o Hang Seng saltou 2,99% em Hong Kong, a 24.199,46 pontos, impulsionado por ações de tecnologia. Entre os destaques, os papéis da startup chinesa de modelos de IA Zhipu - também conhecida como Z.ai e negociada como Knowledge Atlas Technology - dispararam 13,35%. Em Taiwan, o Taiex subiu 0,56%, a 45.734,41 pontos.
O desempenho misto na Ásia veio após os EUA bombardearem alvos no Irã, em retaliação a ataques de Teerã contra três embarcações no Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de um quinto do petróleo transportado no mundo.
Quando os negócios asiáticos já estavam encerrados, o presidente americano, Donald Trump, declarou que o acordo provisório com o Irã "acabou", embora tenha dito que permitirá a continuidade das negociações. No começo da manhã, o petróleo Brent saltava mais de 6%, ampliando os ganhos da véspera.
Na Oceania, a bolsa australiana fechou em baixa: o S&P/ASX 200 caiu 0,21% em Sydney, a 8.785,10 pontos.
Contato: [email protected]
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.