Política Titulo
Vila Luzita é disputada por candidatos
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia
Fernando Dantas/DGABC


Reduto tradicionalmente petista, atualmente ameaçado pelo PTB, a região da Vila Luzita vem despontando como o principal ponto de disputa de votos entre os prefeituráveis de Santo André.

No domingo, dois dos cinco candidatos à sucessão eleitoral na cidade, Vanderlei Siraque (PT) e Newton Brandão (PSDB), fizeram campanha no local para mostrar as propostas à população. Também estava prevista a presença de Raimundo Salles (DEM), mas a agenda não foi confirmada.

As visitas dos postulantes ao Paço à Vila Luzita têm sido freqüentes desde o início da campanha, há três semanas. Mesmo aqueles cuja opção neste primeiro momento seja a de fazer reuniões internas, como Aidan Ravin (PTB), reconhecem a importância da região nestas eleições. No único compromisso de rua confirmado pela assessoria do petebista até agora, no sábado retrasado, Aidan caminhou pela feira da Vila Luzita - o bairro é considerado seu principal colégio eleitoral.

Apenas Ricardo Alvarez (Psol) ainda não fez campanha no local. "Não sei se há uma ação articulada para disputar voto na Vila Luzita. É óbvio que se trata de uma região importante, mas não acredito que seja decisiva para a eleição. Acho que falta criatividade aos candidatos", alfinetou o socialista, cuja campanha no domingo foi feita no comércio do Parque Novo Oratório.

CORPO A CORPO - Primeiro a chegar à Vila Luzita, o tucano Newton Brandão caminhou pela feira livre local. "Embora tenha amigos e esteja bem no Centro, a receptividade na periferia é melhor. As pessoas aqui não são cerimoniosas", argumentou.

Acusado por adversários de "não gostar de pobres", Brandão afirmou ser vítima de mentiras. "Inventam essas coisas para tirar a marca pela qual sempre fui conhecido, a de médico do povo. Mas não condeno, faz parte do jogo político." O tucano não acredita em disputa especial no bairro.

Na hora do almoço, Siraque fez comício no Largo de Vila Luzita, onde disse que faria uma campanha propositiva, sem ataques aos demais pleiteantes à Prefeitura.

Ele defendeu para a região o projeto do Primeiro Emprego para adolescentes de 16 a 24 anos, já apresentado por ele na Assembléia Legislativa, quando estava no segundo mandato. "As empresas que aumentarem o número de jovens contratados receberão incentivos fiscais. Mas é preciso também ajuda dos governos estadual e federal."

O prefeiturável voltou a descartar que o PT fará campanha especial na Vila Luzita para não perder eleitorado. "Trabalharemos a cidade toda."

Aidan Ravin e Raimundo Salles não divulgaram a agenda de domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;