Crime Vítima disse que companheiro tinha usado drogas e solicitou medidas protetivas de urgência
Divulgação/PMSBC

A Romu (Ronda Ostensiva Municipal), equipe especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, prendeu em flagrante na noite da sexta-feira (3) um homem por violência doméstica, na Vila São José, região do Ferrazópolis. Os guardas patrulhavam a Rua Maria José da Silva quando viram o indivíduo dando socos na mulher, que estava em situação de vulnerabilidade. Com o flagrante, os agentes desembarcaram da viatura para conter o criminoso.
A vítima informou que o agressor era seu companheiro e relatou que os ataques começaram depois que ela o questionou sobre o dinheiro obtido com a venda de doces realizada naquele dia. Segundo a vítima, ele teria usado o valor para comprar drogas.
Conduzida ao Hospital de Urgência para atendimento médico e, posteriormente, à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas de São Bernardo, também relatou, em depoimento, que convivia com o companheiro havia cerca de sete anos e que o relacionamento era marcado por episódios recorrentes de violência.
De acordo com ela, o homem é usuário de crack e costuma se tornar extremamente agressivo quando faz uso da droga. A vítima afirmou, ainda, que ele não possui ocupação fixa, frequentemente utiliza recursos da família para sustentar o vício e chegou a vender ou trocar bens da residência para adquirir entorpecentes. A mulher solicitou medidas protetivas de urgência.
A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante do homem pelo crime de lesão corporal praticada no contexto de violência doméstica, conforme previsto na Lei Maria da Penha. O autor permaneceu à disposição da Justiça.
ACOLHIMENTO
Além da atuação da Romu, que interrompeu as agressões e realizou a prisão em flagrante, a ocorrência contou com o apoio da Guardiã Maria da Penha, especializada da GCM no atendimento a mulheres em situação de violência. A equipe prestou acolhimento e orientação à vítima durante toda a ocorrência, acompanhou os procedimentos na delegacia e, após o término do atendimento, conduziu a mulher e suas filhas em segurança até a sua residência.
Para a inspetora da Guardiã Maria da Penha, Rosilene Fernandes, o acolhimento oferecido após uma ocorrência de violência doméstica é um passo fundamental para que a vítima se sinta protegida e tenha confiança para seguir em frente. “A mulher chega fragilizada, com medo e, muitas vezes, sem saber qual será o próximo passo. Nosso papel é acolher, orientar e permanecer ao lado dela durante todo esse processo, para que ela tenha segurança e saiba que não está sozinha. Esse cuidado também alcança os filhos, porque a violência afeta toda a família.”
AUXÍLIO
Mulheres em situação de violência ou qualquer pessoa que presencie esse tipo de crime pode acionar a GCM de São Bernardo pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia. A corporação conta com equipes especializadas, como a Guardiã Maria da Penha, para atuar na proteção das vítimas e no encaminhamento à rede de apoio do município.
LEIA TAMBÉM:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.