Aniversário Via foi entregue em 28 de junho de 1976; com licença prévia, terceira pista vai aumentar a capacidade de fluxo em 25%
FOTO: André Henriques/DGABC

Há cinco décadas, em 28 de junho de 1976, uma das maiores obras de engenharia rodoviária do Brasil foi entregue na região. A pista Norte da Rodovia dos Imigrantes foi projetada para ampliar as alternativas de ligação entre a Capital e a Baixada Santista e desafogar o trânsito da Anchieta.
Com 17,8 km, a via foi projetada para atravessar a Serra do Mar por meio de 11 túneis e 20 viadutos, que juntos somam mais de 12 km de estruturas especiais. Construída pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), extinta em 2019, a sustentação da primeira pista é viabilizada por pilares com até 40 metros de profundidade, fixados nas rochas.
A obra teve grande impacto ambiental, demandando o desmatamento de 16 milhões de m². A segunda pista, inaugurada em 2002, foi construída na gestão da Ecovias Imigrantes, conforme previsto no contrato de concessão iniciado em 1998, e utilizou soluções que desmataram 400 mil m², 40 vezes menos que a obra original.
“A rodovia dos Imigrantes se consolidou como uma das mais importantes obras de infraestrutura viária do Brasil. Além de conectar a Capital à Baixada Santista, a via é referência em engenharia, operação e segurança viária, atendendo diariamente milhares de usuários e desempenhando um papel estratégico para a mobilidade, o turismo e a economia do Estado. Celebrar seus 50 anos é reconhecer a relevância dessa infraestrutura para o desenvolvimento paulista”, destaca o diretor de Engenharia de Concessões da Ecovias, Naélson Cândido.
Diariamente, 123 mil veículos transitam pela via. Em feriados prolongados, especialmente no Carnaval, o fluxo se intensifica. Segundo a Ecovias, o maior volume já registrado ocorreu em 18 de fevereiro de 2012, durante o período carnavalesco, quando 170.182 veículos passaram pela via.
O alto fluxo também está associado ao aumento de acidentes. No último ano, de junho de 2025 a maio de 2026, somente nos trechos de São Bernardo e Diadema foram 204 ocorrências e 41 mortes, de acordo com dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
O primeiro acidente da história da Imigrantes ocorreu antes de a rodovia ser concluída, em 1973, no trecho de Diadema. Um automóvel colidiu com uma manilha de concreto deixada no meio da via pelos operários. Os dois integrantes do veículo morreram.
Já o maior acidente ocorreu em 15 de setembro de 2011, quando uma forte neblina provocou o engavetamento de 300 veículos. O incidente, que deixou 29 feridos e um morto, foi o destaque da capa da edição do dia seguinte do Diário
LEIA MAIS:
Sortudos da região levam R$ 204 milhões em prêmios de loterias
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.