Esportes Titulo Grupo I

Senegal goleia o Iraque e mantém vivo o sonho da classificação

Os africanos agora vivem a expectativa de garantir a vaga para a próxima fase entre os melhores terceiros colocados

26/06/2026 | 18:15
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução/X/@FootballSenegal
FOTO: Reprodução/X/@FootballSenegal Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Senegal fez o que precisava na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Pressionada após as derrotas para França e Noruega, a seleção africana não apenas venceu, como construiu uma goleada por 5 a 0 sobre o Iraque, nesta sexta-feira, no BMO Field, em Toronto, para seguir com chances de classificação à segunda fase. Agora, a equipe depende dos resultados dos demais grupos para confirmar uma vaga entre os melhores terceiros colocados.

O resultado encerra a participação de Senegal no Grupo I com três pontos e saldo positivo de dois gols, fator que pode ser decisivo na disputa pelas vagas remanescentes do mata-mata. A França confirmou a liderança da chave com nove pontos, seguida pela Noruega, com seis.

Já o Iraque deixa a competição sem pontuar nas três partidas disputadas. Depois de chegar ao torneio como uma das principais forças do futebol africano, ao lado de Marrocos, Senegal viu o cenário se complicar ao perder os dois primeiros compromissos da fase de grupos. A necessidade de uma vitória por boa margem transformou o duelo contra os iraquianos em uma decisão.

DGABC

A equipe correspondeu desde os primeiros minutos, aproveitou a vantagem numérica ainda no primeiro tempo e conseguiu o saldo de gols que buscava. Os destaques da partida foram Pape Gueye e Ismaila Sarr. O volante do Villarreal saiu do banco de reservas para marcar dois gols, enquanto Sarr participou diretamente da construção da vitória ao marcar um e dar assistência.

Principal referência da seleção, Sadio Mané não balançou as redes, mas foi decisivo ao provocar a expulsão que mudou o rumo do confronto. A partida começou da melhor maneira para Senegal. Logo aos três minutos, Diarra recebeu pela direita e cruzou na medida para Seck, que cabeceou firme para abrir o placar.

O cenário ficou ainda mais favorável aos 12, quando Sulaka derrubou Mané em lance claro de oportunidade de gol. Após revisão do VAR, o zagueiro recebeu cartão vermelho direto, deixando o Iraque com um jogador a menos durante praticamente toda a partida. Mesmo controlando as ações, Senegal encontrou dificuldades para ampliar antes do intervalo diante da forte postura defensiva dos iraquianos.

A pressão, no entanto, foi recompensada no segundo tempo. Aos dez minutos, Camara venceu a disputa no meio-campo, invadiu a área e encontrou Ismaila Sarr, que apareceu livre para marcar o segundo. A goleada ganhou forma pouco depois.

Aos 13, Pape Gueye, que havia acabado de entrar, recebeu na entrada da área, dominou e acertou um chute colocado para fazer um belo gol. Aos 25, o volante voltou a aparecer livre na pequena área para completar o cruzamento de Jakobs e marcar o quarto de Senegal.

Já aos 36, Ndiaye avançou pelo meio sem ser pressionado e acertou um forte chute de longa distância para fechar o placar em Toronto e manter viva a esperança senegalesa de seguir na Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA SENEGAL 5 x 0 IRAQUE

SENEGAL - Mory Diaw; Krepin Diatta, Abdoulaye Seck (Ciss), Moussa Niakhate e Ismail Jakobs; Gana Gueye, Lamine Camara (Jackson) e Habib Diarra (Pape Gueye); Mbaye (Iliman Ndiaye), Sadio Mané e Ismaila Sarr (Diao).

IRAQUE - Ahmed Basil (Jalal Hassan); Rebin Sulaka, Akam Hashim, e Frans Putros e Merchas Doski; Ibrahim Bayesh, Zidane Iqbal e Amir Alammari; Ali Alhamadi (Ali Yousif), Ali Jasim (Maknzi) e Ahmed Qasem (Manaf Younis).

GOLS - Seck, aos três minutos do primeiro tempo. Ismaila Sarr, aos dez, Pape Gueye, aos 13, e aos 25, e Ndiaye, aos 36 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Abdoulaye Seck e Pape Gueye (Senegal); Doski (Iraque)

CARTÃO VERMELHO - Sulaka (Iraque)

ÁRBITRO - Anthony Taylor (ING)

PÚBLICO - 43.036 torcedores

LOCAL - BMO Field, em Toronto (Canadá)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;