Setecidades Titulo A partir de 1º de julho

Pedágio das rodovias Anchieta e Imigrantes sobe para R$ 40,60

Tarifa de R$ 38,70 recebe reajuste de 4,91% e continua sendo a mais cara do Brasil; novos valores valem para veículos de passeio e comerciais

25/06/2026 | 17:16
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC
FOTO: Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Os motoristas que utilizam as rodovias Anchieta e Imigrantes vão pagar mais caro no pedágio a partir da 0h de 1º de julho. A tarifa sobe de R$ 38,70 para R$ 40,60, um aumento de R$ 1,90, e continua sendo a maior do País. Os novos valores passam a valer para veículos de passeio e comerciais. Motociclistas seguem sem cobrança nos dois sentidos. 

O reajuste de 4,91% foi homologado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) conforme informação publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (24). A atualização anual das tarifas da Ecovias, que administra o SAI (Sistema Anchieta - Imigrantes) desde 1998, está prevista no contrato de concessão. Questionadas, a Ecovias e a Artesp não justificaram a necessidade do aumento. 

A tarifa atual é o dobro da cobrada há 15 anos. Em 2011, o pedágio para quem utilizava o sistema era R$ 20,10. No ano de 2016, o valor estava em R$ 25,20 e, em 2021, R$ 30,20, uma média de R$ 1 de acréscimo anual. A partir de 2022, os aumentos passaram a ser maiores, saltando para R$ 33,80 (2022), R$ 35,30 (2023), R$ 36,80 (2024) e R$ 38,70 (2025). Ou seja, em cinco anos, subiu R$ 10,40, um crescimento de 34,4%.

DGABC

O advogado especialista em trânsito e ex-policial rodoviário André Gomes Bertucci acredita que não há justificativa para que os valores sejam tão altos. “Os preços sempre foram abusivos e agora chegou no absurdo do absurdo. Tem gente gastando mais com a tarifa do que com combustível, o que é um sinal de está acontecendo um abuso por parte da operadora”, avalia. 

Para Bertucchi, os reajustes caminham na contramão da evolução tecnológica. “Os custos estão cada vez mais sendo reduzidos com a implantação da inteligência artificial que faz a leitura automática das placas e dispensa as cabines de cobrança”, diz.

Outras praças administradas pela Ecovias também terão novos valores. Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Santos, a tarifa passará de R$ 18,30 para R$ 19,20. Já na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, o valor será reajustado de R$ 10,90 para R$ 11,40. 

FREE FLOW

A Ecovias planeja a implantação do free flow, sistema de cobrança eletrônico que substituirá as praças físicas de pedágio. Os veículos serão identificados por sensores e câmeras e não vão precisar parar. O objetivo é modernizar o sistema, reduzir filas e melhorar a fluidez do trânsito.

A cobrança, que atualmente é feita apenas no trajeto da Capital ao Litoral, passará a ocorrer nos dois sentidos. Assim, o valor será dividido em R$ 20,30 na ida e R$ 20,30 na volta. 

A concessionária informou ao Diário que a data de início da operação do pedágio eletrônico ainda está em definição junto à Artesp e “será comunicada com a antecedência necessária para garantir clareza e segurança na transição para os usuários”.

LEIA TAMBÉM:

Carro entra em chamas na Imigrantes após pane elétrica

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;