Economia Titulo
Indústrias podem ampliar consumo de gás natural em SP
Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 15:09
Compartilhar notícia


A Gas Brasiliano que ganhou a licitaçao para a distribuiçao de gás natural na área Noroeste de Sao Paulo, contratou a consultoria especializada em energia, a Enerconsult, para analisar a possibilidade de 80 indústrias da regiao trocarem os óleos combustível ou diesel por gás natural. Projetos poderao ser desenvolvidos para as empresas que optarem pela troca de combustível, admitiu o consultor da Enerconsult, Otávio Speranzini.

Segundo o consultor, a Gas Brasiliano vai mostrar as indústrias que a troca de matriz energética é fundamental, pois além de se ter um combustível de melhor qualidade, até para a proteçao da natureza, ainda terá um ganho com o seu poder calorífico, que é maior. Também com a utilizaçao do gás se poderá instalar sistemas de cogeraçao de energia, usando o vapor a ser gerado por caldeira.

A área Noroeste de Sao Paulo compreende as regioes administrativa de Ribeirao Preto, Bauru, Sao José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Central, Barretos e Franca, o que representa um total de 375 municípios, situados em uma área de desenvolvimento do interior paulista.

A idéia é trazer ramais do gasoduto principal Brasil/Bolívia, para atender as indústrias da regiao. Esta troca de combustível será muito importante para o país, pois as companhias estarao contando com um novo produto que é o gás, mais econômico e que nao causa dano à natureza.

A Enerconsult também fez consultoria há 30 anos para a construçao da Itaipu Binacional, tendo uma tradiçao na área energética nacional. Otávio Speranzini entende que "o gás tem muitas possibilidades de êxito no país. Um deles é a indústria adotando o gás como fonte principal de sua matriz energética. Isto permitirá uma economia grande de energia elétrica gerada pelas hidrelétricas", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;