Economia Titulo

Durigan dá início a processo para emissão de Panda Bonds, na China

25/06/2026 | 12:40
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O ministro da Fazenda, Dario Durigan, protocolou nesta quinta-feira, 25, na China, o primeiro passo formal para a realização da emissão de títulos soberanos brasileiros em yuan, o chamado Panda Bonds.

De acordo com nota da Pasta, ele protocolou nos organismos reguladores do mercado de capitais da China, uma Carta de Apresentação da República. O documento descreve a economia do Brasil e apresenta as diretrizes da operação e do uso dos recursos a serem captados, confirme nota da Fazenda.

"Não há países melhores do que o Brasil e a China para mostrar que podem coliderar a economia mundial trabalhando juntos, construindo vidas melhores para os seus cidadãos. Portanto, é por isso que estou aqui hoje anunciando que estamos prontos para emitir os Panda Bonds - e pretendemos fazer isso nos próximos meses, à medida que damos os próximos passos junto ao Banco Popular da China", afirmou.

DGABC

A Fazenda diz que essa alternativa "está alinhada à estratégia de fortalecimento dos canais de cooperação financeira internacional e de aprofundamento da integração do país aos mercados globais de capitais".

O Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026 prevê a possibilidade de emissões em outras moedas além do dólar.

"Tal objetivo já foi parcialmente cumprido com a operação realizada em abril no mercado europeu, mas segue em evolução com os passos que estão sendo tomados para a emissão inaugural no mercado chinês", diz a Pasta.

Essa discussão ganhou tração depois do que o governo descreveu como um resultado bem-sucedido a emissão em euros anunciada em abril, a primeira nesse mercado em cerca de dez anos.

Nessa operação, o Brasil captou ?5 bilhões em três tipos de papéis e o Tesouro destacou que houve alta demanda, alto volume e spreads baixos, interpretando o desempenho como sinal de confiança dos investidores na dívida soberana brasileira e como um retorno do País ao mercado europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;