Cultura & Lazer Titulo

Nego Di é condenado a mais de 14 anos de prisão por estelionato e lavagem de dinheiro

24/06/2026 | 12:59
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di, foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão na última terça-feira, dia 23, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O humorista deverá cumprir a pena em regime fechado pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro qualificada e uso de documento falso.

Segundo o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, Gabriela Vicente de Sousa, esposa do influenciador digital, também foi condenada pelo crime de lavagem de dinheiro. Ela, por sua vez, recebeu a pena de oito anos e quatro meses de prisão, também em regime fechado.

Entenda o caso

DGABC

Segundo a denúncia, Nego Di promoveu cerca de 34 rifas ilegais em suas redes sociais entre novembro de 2022 e maio de 2024. Na sentença, o juiz do caso ainda informou que não se tratava de casos isolados, mas sim de uma atividade estruturada que movimentou mais de dois milhões e meio de reais.

Um exemplo citado pela Justiça foi a rifa de um veículo Porsche Macan â?" avaliado, segundo ele, em 500 mil reais. Segundo o Ministério Público, a rifa ilegal teria causado um prejuízo de 185,3 mil reais a, pelo menos, 9.683 pessoas, uma vez que o influenciador e sua esposa nunca tiveram a intenção de entregar o prêmio ao vencedor.

Ainda de acordo com a denúncia, Nego Di e a esposa atuaram conjuntamente em um esquema de lavagem de dinheiro para ocultar os valores recebidos das rifas ilegais. Juntos, eles usaram contas de terceiros, operações bancárias e compraram bens com aparência de legalidade.

Por fim, outro crime citado pela Justiça aconteceu durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Na época, Nego compartilhou em suas redes sociais que estava fazendo uma doação de um milhão de reais para as vítimas dos alagamentos. No entanto, foi constatado que o influenciador fez uma alteração no documento, que, na verdade, representava uma doação de 100 reais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;