Memória Hoje é o aniversário de Ademir Takara, historiador e bibliotecário, membro do Memofut e responsável pela primeira biblioteca pública especializada em futebol
Crédito da foto 3 – Sérgio Paz

Xará, desde 2021, quando Memória te ouviu, o que você fez na área da pesquisa e registro do futebol?
Permaneço na biblioteca do Museu do Futebol, atendendo de terça a sábado, das 10h às 17h. Quem quiser nos visitar, depois de passar pela exposição, é bem-vindo.
O acervo deve ter crescido.
Nestes cinco anos, o acervo teve o acréscimo de mais 1.135 novos títulos de livros impressos e 746 itens bibliográficos digitais, isto é, teses, dissertações, monografias e livros digitais, obviamente, a grande maioria sobre futebol, mas também recebemos catálogos de outras instituições museológicas e culturais.
A biblioteca recebeu mais de 20 mil pessoas, além de atender outras 2.459 à distância, por e-mail, telefone e redes sociais.
O que você destacaria no período?
Destacaria a participação, junto com todo o time do CRFB, no processo de atualização da exposição principal do Museu do Futebol, entre 2023 e 2024.
Foi muito emocionante acompanhar de perto, porque além de novos aprendizados também foi uma oportunidade de contribuir com todo o conhecimento adquirido durante a vivência no próprio museu. E muito desse conhecimento foi passado pelas inúmeras pessoas que conheci na biblioteca, ou por causa dela. Gente de todos os cantos do Brasil.
Cite uma novidade.
Dentre tantas, a principal novidade, sem dúvida, foi o aumento do espaço dedicado ao futebol de mulheres, mostrando a história da modalidade, desde a proibição da mesma em 1941, passando pelo período de resistência e a luta pela oficialização e a inclusão dos Mundiais femininos na Sala das Copas.
Fora do eixo Rio-São Paulo, há muitas pesquisas sobre a história do futebol?
Houve um aumento das referências sobre a história do futebol pelo Brasil afora, principalmente na Sala Origens, com fotos mostrando alguns dos pioneiros do futebol no Sul, Norte e Nordeste brasileiro. E o vídeo com a história do Estádio do Pacaembu também, modéstia à parte, ficou show.
E aí está o Memofut, quase um departamento autônomo do Museu do Futebol.
Quero registrar a saudade que sinto do “Seu” Domingos (o criador do Memofut) a quem agradeço eternamente pela amizade e pelo Memofut, que continua firme e forte.

Crédito da foto 1 – Projeto Memória
CAMISA 9. O centroavante que ama os livros
Golas Vermelhas.
Você lembra?
Roberto Parizotti, o Sapão, é o convidado desse mês da atividade “Encontros Decisivos”, dedicado ao registro das carreiras dos nossos fotógrafos.
A trajetória do Sapão supera os 40 anos, período em que documentou as grandes lutas dos metalúrgicos do Grande ABC. Por certo, o convidado explicará, em especial às novas gerações, o que foi a greve dos Golas Vermelhas, na Ford, em 1990.
Há uma foto fantástica do Sapão quando da vista de Luiz Carlos Prestes ao Sindicato dos Químicos do ABC. Afora os flagrantes do movimento sindical, Sapão possui um olhar romântico da paisagem do Grande ABC. Da ação à ternura do clic de Roberto Parizotti, há todo um envolvimento que só o fotojornalismo consegue exprimir.
Encontros Decisivos com o amigo Sapão é amanhã, sábado, às 10h30, no Espaço Cultural Alpharrabio. Vai que é de graça. Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Crédito da foto 2 – Divulgação PARIZOTTI. Mas podem me chamar de Sapão RECANTO O belíssimo Parque Stanley, em Vancouver: o local ideal para "fugir" da agitação da Copa 2026. Sérgio Paz Memofut, do Canadá para Memória Crédito da foto 3 – Sérgio Paz PAISAGEM. Bicicleta internacional de Serginho dá uma folga à bola e faz pose para virar a folhinha como de antigos calendários DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO Sábado, 26 de junho de 1976 MANCHETE – Termina o alerta, mas vigília continua. Santo André e São Caetano voltaram ontem (25-6-1976) à normalidade, após 14 horas sob estado de alerta diante da alta concentração de poluentes verificada sobre as duas cidades. NAS ONDAS DO RÁDIO Será que nunca nasce uma flor? Texto: José Carlos Pereira Ano 2026. Façamos uma viagem ao passado. Nos livros, relatos, notícias, percebemos que não mudou muito comparado aos dias atuais. Guerras, conflitos, fome, miséria, epidemias, violência, corrupção e muitos acontecimentos ruins. E é ai está o contrassenso: damos destaque demais aos fatos negativos e destrutivos. Que tal iniciarmos um novo ciclo valorizando as coisas boas que existem? Os bons amigos que admiramos, aqueles que nos entusiasmam, nos encorajam. A música que emociona. Vivemos a Copa do Mundo 2026. São 48 seleções, cada qual com o seu hino nacional. Olha só o que diz um especialista no Times de Nova York: o Hino do Brasil está no topo. Temos os comunicadores que informam com seriedade, sem tendências. Os profissionais da saúde que atendem com dedicação. A natureza que presenteia com sua beleza e generosidade. A inteligência que Deus nos deu. E na certeza e fé que Ele não nos abandona. Que tal deixar o pessimismo um bocadinho de lado, gente? Grande ABC e Você. Produção e apresentação, José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Assistente de produção, Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9). QUINTA AVENIDA Presença da Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, com músicas das eternas big bands norte-americanas da era do swing. Na segunda parte, o cantor Nelson Gonçalves, intérprete romântico, no mesmo nível artístico de Francisco Alves, Orlando Silva e Sílvio Caldas. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Rádio Scalla FM (online), sábados e domingos às 19h. Site: www.radioscalla.com.br Disponível no YouTube - digitar: quinta avenida - Ronaldo Benvenga e clicar em vídeos. No Facebook - digitar: Ronaldo Guilherme Benvenga. HOJE Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura Dia do Metrologista Dia do Professor de Geografia no Brasil Dia da Aviação de Busca e Salvamento. MUNICÍPIOS BRASILEIROS No Estado do Rio Grande do Norte, hoje é o aniversário de Bodó, Fernando Pedroza, Itajá e Major Sales, Triunfo Potigar e Venha-Ver. Na Bahia: Castro Alves, Catu, Poções e Santa Maria da Vitória. Também celebram aniversário em 26 de junho: Monte Santo de Minas (MG), São José do Belmonte (PE), São Raimundo Nonato (PI) e Umuarama (PR). Santo Antelmo 26 de junho
Bispo francês (1107-1178). Padroeiro de Belley.
Ilustração – Instituto Plínio Corrêa de Oliveira
Arte: Paulo César Nunes PENSAMENTO A paixão primeira não pela voz, mas pelos olhos fala.
Olavo Bilac


Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.