Internacional Titulo
Sete soldados dos EUA são feridos em ataque no Iraque
Da AFP
16/06/2003 | 23:20
Compartilhar notícia


Pelo menos sete soldados norte-americanos ficaram feridos em dois ataques contra caravanas militares no norte de Bagdá, enquanto várias unidades da coalizão prosseguiam segunda-feira as operações destinadas a neutralizar os últimos fiéis de Saddam Hussein no Iraque.

Em um dos ataques, perto da cidade de Mushahidah (35 km ao norte de Bagdá), ficaram feridos seis soldados, dois deles gravemente, disse o comandante Sean Gibson.

“Seis norte-americanos foram feridos neste ataque. Dois gravemente e quatro ligeiramente”, explicou.

Segundo o Centcom (Comando Central Americano), “um ônibus civil iraquiano foi atingido no domingo perto da cidade de Mushahidah, por um inimigo que disparou uma (granada) RPG contra uma caravana de soldados da quarta divisão de infantaria”.

Os militares responderam “para proteger a caravana e o ônibus”, acrescentou o Centcom sem declarar o número de passageiros feridos.

Em outro incidente no mesmo dia, perto de Al Dujayl (50 km ao norte de Bagdá), um soldado ficou ferido, segundo o comandante Gibson.

“Um norte-americano ficou ferido mas não sabemos (a gravidade) de seu estado”, disse. O Centcom tinha assinalado que “forças inimigas dispararam contra uma caravana militar”. “Os soldados responderam e os agressores fugiram”, acrescentou.

“Os partidários do ex-regime continuam colocando em perigo civis inocentes. As forças da coalizão querem isolar e destruir os focos de resistência que atrasam a transição para um Iraque estável e pacífico”, insistiu o Centcom.

Desde domingo, o exército norte-americano leva adiante a operação Escorpião do Deserto no nordeste do país, em zonas sunitas que os porta-vozes militares não querem revelar.

Durante os 30 anos de ditadura do ex-presidente Saddam Hussein, este se apoiava sobretudo na minoria sunita do país, que representa em torno de 25% dos 26 milhões de iraquianos – 60% da população são de xiitas.

Segundo o Centcom, a operação é destinada a “identificar e neutralizar os fiéis do partido Baath, as organizações terroristas e os elementos criminais e ao mesmo tempo dar ajuda humanitária”.

No âmbito dessa operação, nove pessoas foram detidas e uma quantidade indeterminada de armas foi confiscada na cidade de Jalidiya (100 km ao oeste de Bagdá) segunda-feira, informaram as famílias dos detidos.

Na semana passada, em outra operação batizada Península, 113 iraquianos e estrangeiros não-americanos morreram, segundo um balanço das forças norte-americanas e testemunhas iraquianas. “Às operações militares sucederão operações sincronizadas de estabilização e de ajuda humanitária com o fim de facilitar a transição para a autonomia iraquiana”, destacou o Centcom.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;