Gestão sustentável Certificação possibilita acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços
Celso Luiz/DGABC

A Prefeitura de São Bernardo recebe, nesta segunda-feira (22), o Selo Caixa Gestão Sustentável, certifica-ção concedida pela Caixa Econômica Federal a municípios que se destacam em indicadores de governança, responsabilidade social, sustentabilidade e gestão pública. A cidade alcançou a categoria Topázio. Para a avaliação são considerados dados provenientes de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pelo município.
O reconhecimento é concedido com base em 21 indicadores que analisam áreas como planejamento, responsabilidade fiscal, preservação ambiental, inclusão social e qualidade dos serviços prestados à população. A classificação é dividida em quatro níveis: Cristal (60 a 69 pontos), Topázio (70 a 79), Safira (80 a 99) e Diamante (acima de 100 pontos).
Com a certificação, São Bernardo passa a integrar um grupo de cidades brasileiras que se destacam pela adoção de práticas alinhadas aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). Além do reconhecimento institucional, o selo garante ao município condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pela Caixa, ampliando possibilidades de investimento em projetos estratégicos.
O prefeito Marcelo Lima (Podemos) atribuiu a conquista ao trabalho realizado pela administração municipal na modernização da gestão pública e na busca por maior eficiência dos serviços. “Receber o Selo Caixa Gestão Sustentável mostra que São Bernardo está no caminho certo. Estamos construindo uma gestão moderna, transparente e comprometida com as pessoas, que alia responsabilidade fiscal, desenvolvimento econômico e cuidado com o meio ambiente. Esse reconhecimento é fruto do trabalho sério de toda a equipe e demonstra que é possível avançar com planejamento e responsabilidade, preparando a cidade para o futuro”, afirmou o prefeito.
De acordo com a Prefeitura, a conquista do selo se soma a outros avanços recentes da administração municipal voltados à qualificação da gestão pública, à melhoria dos indicadores fiscais e ao fortalecimento das políticas de desenvolvimento sustentável.
“Entre as iniciativas adotadas estão ações voltadas à eficiência na aplicação dos recursos públicos, modernização dos processos administrativos, fortalecimento das políticas sociais e ampliação de projetos de sustentabilidade urbana, consolidando São Bernardo como referência em gestão pública responsável”, destacou a administração municipal.
Ainda segundo o governo, o reconhecimento da Caixa reforça a capacidade da cidade de atrair investimentos e estabelecer parcerias estratégicas, “criando ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população”.
De acordo com a instituição financeira, o selo tem o propósito de apoiar as cidades a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, “assegurando que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de maior qualidade de vida”.
Entre os municípios do Grande ABC, apenas outros dois também conquistaram a certificação. Em junho de 2025, Ribeirão Pires recebeu o selo na categoria Cristal, enquanto São Caetano alcançou a classificação Topázio em setembro. O Selo Caixa Gestão Sustentável tem validade de dois anos.
Participam da entrega da certificação a São Bernardo, que ocorrerá no Paço, Maria Claudia Casselli, superintendente da Caixa, Cezar Arruda, superintendente de Governo, além de integrantes do banco na região.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.