Economia Titulo
Lula lança programa que financia troca de caminhões
Do Diário OnLine
Com Agências
19/12/2003 | 21:50
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta sexta-feira, o Programa de Modernização da Frota de Caminhões (Modercarga). O projeto oferece aos caminhoneiros autônomos, micro e pequenas empresas a possibilidade de financiar 70% da compra de equipamentos, como caminhões, tratores, reboques e chassis.

Além disso, nos próximos 12 meses, serão destinados R$ 2 bilhões ao programa, o que permitirá a compra de 20 mil unidades novas e usadas. Os recursos virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e serão operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As prestações serão fixas e os juros, de 17% ao ano e o prazo de pagamento será de 60 meses para equipamentos novos e 36 meses para usados, com três meses de carência.

Para obter o financiamento, o interessado poderá dar seu caminhão usado como entrada, desde que tenham até sete anos de uso. Antes da venda, os veículos usados serão revisados por concessionárias. O FAT destinará 30% do valor do programa (R$ 600 milhões) ao financiamento de veículos usados.

Ao lançar o programa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que está otimista com seu governo. Disse que a meta para este ano era realizar 220 mil operações de crédito com recursos do FAT, mas foram efetivados 675 mil contratos apenas de janeiro a setembro. “Superamos três vezes a meta que nós mesmos estabelecemos”, disse Lula.

O presidente destacou ainda a importância do FAT para desenvolver a economia do país. “Todo ministro anuncia muito dinheiro, mas toda vez que vou olhar, o dinheiro vem do FAT. Eu acho que o FAT está liberando mais dinheiro do que o Tesouro”, disse o presidente.

Com Agência Brasil,




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;