Internacional Titulo

'Me encontrei hoje com o presidente da Ucrânia', Volodymir Zelensky, diz Lula no X

17/06/2026 | 13:42
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira, 17, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na França. Segundo o petista, o encontro durou cerca de 40 minutos e serviu para que os dois trocassem percepções sobre a guerra na Ucrânia promovida pela Rússia.

Lula publicou em sua conta no X o relato sobre a reunião. Disse que expôs a Zelensky "minha expectativa de que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar de forma mais efetiva para encerrar um conflito que já dura mais de quatro anos". Segundo ele, os dois vão "manter contato nas próximas semanas".

"Me encontrei hoje quarta-feira em Évian, à margem da reunião do G7, a seu pedido, com o presidente Volodymir Zelensky. Por cerca de 40 minutos, ouvi suas avaliações sobre as situações atuais do conflito, das possibilidades de um cessar-fogo e a busca de uma solução diplomática. Expus minha expectativa de que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar de forma mais efetiva para encerrar um conflito que já dura mais de quatro anos. Acordamos manter contato nas próximas semanas", afirmou o presidente brasileiro no X.

DGABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;