Na sessão desta terça Vereadores analisam hoje Lei de Diretrizes Orçamentárias no valor de R$ 5,6 bilhões
FOTO: André Henriques 4/2/25

A Câmara de Santo André vota nesta terça-feira (16) a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que prevê receita de R$ 5,685 bilhões e estabelece as metas e prioridades da administração municipal para 2027, bem como serve de base para a elaboração do orçamento do município. A discussão reúne temas como equilíbrio fiscal, envelhecimento da população e a criação de uma frente parlamentar voltada ao acompanhamento da arborização urbana.
Líder do governo no Legislativo, o vereador Fábio Lopes (Cidadania) afirmou que a proposta tem como foco principal a responsabilidade fiscal. “O principal objetivo é o equilíbrio das contas públicas”, disse. Segundo o parlamentar, a LDO busca garantir a eficiência da aplicação dos recursos municipais. “Entendo que a LDO está focada no equilíbrio das contas públicas e na eficiência dos gastos e investimentos do município”, afirmou.
Oposição, o vereador Tiago Nogueira (PT) informou que ainda avalia a apresentação de emendas ao texto, mas adiantou que a tendência é de aprovação da matéria. “A LDO é uma lei muito genérica, de diretrizes, importante. Estamos avaliando apresentar algumas emendas e devemos (bancada petista) votar a favor da LDO, mas queremos melhorar o debate”, declarou.
Entre os pontos levantados pelo petista está o envelhecimento da população andreense. Segundo Nogueira, o orçamento deve considerar as mudanças demográficas registradas na cidade. “Estamos avaliando a questão da terceira idade. Santo André tem mais de 142 mil pessoas com 60 anos ou mais. Então, o orçamento tem de refletir essa nova realidade demográfica da cidade, além de questões de saúde e educação”, afirmou.
Frente parlamentar
A sessão também deve marcar a formalização da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano de Arbo-rização Urbana de Santo André. O grupo será composto pelos vereadores Fábio Lopes, Clóvis Girardi (PT), Major Vitor Santos (PL), Denis Gambá (Solidariedade), Bispo Célio Lopes (PSDB), Renatinho Santiago (Avante) e Ricardo Alvarez (Psol).
Presidente da comissão, Fábio Lopes afirmou que há necessidade de ajustes na legislação e na divisão de responsabilidades entre setores da administração municipal. “A Comissão de Assuntos Relevantes apontou a necessidade de atualização legislativa e a correção de responsabilidades face ao desmembramento das secretarias com as reformas administrativas”, explicou.
Segundo o vereador, o novo grupo terá papel fiscalizador, mas também pretende contribuir com propostas para ampliar a cobertura vegetal da cidade e enfrentar problemas ambientais. “Pretendemos não somente fiscalizar, mas contribuir para tornar a cidade mais verde, diminuir as ilhas de calor e modernizar o layout das praças públicas”, afirmou.
Denis Gambá destacou que a arborização urbana é uma pauta de cidade que exige compromisso permanente de todos os setores da sociedade. “Nosso objetivo é transformar a Frente Parlamentar em um espaço técnico e democrático de acompanhamento, reunindo Legislativo, Executivo, universidades, especialistas e a população para garantir que as metas do Plano de Arboriza-ção sejam efetivamente cumpridas. Por ser uma iniciativa suprapartidária, a frente amplia a representatividade e fortalece o diálogo em torno de um tema que impacta diretamente a qualidade de vida dos andreenses”, pontuou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.