Internacional Titulo Dúvida

Trump diz que navios começam a sair de Ormuz, mas ferramenta contradiz líder

Apesar do comentário de Trump, um site de monitoramento em tempo real da rota marítima indica que há apenas dois navios em trânsito no local

15/06/2026 | 11:37
Compartilhar notícia
FOTO: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian
FOTO: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15), em publicação na Truth Social, que navios começaram a se movimentar para fora do Estreito de Ormuz e que muitos deles estão carregados de petróleo. Segundo Trump, as embarcações estariam seguindo a chamada "Rota do Sul", que, de acordo com ele, é "totalmente segura e preservada".

"Existem outras rotas também!!!", acrescentou o presidente dos EUA, um dia após o anúncio de um acordo de paz provisório com o Irã para encerrar a guerra no Oriente Médio e reabrir Ormuz.

Apesar do comentário de Trump, um site de monitoramento em tempo real da rota marítima indica que há apenas dois navios em trânsito no local.

DGABC

De acordo com a ferramenta, outras 300 embarcações seguem aguardando para cruzar o estreito.

LEIA MAIS: 

Trump diz que reabertura do Estreito de Ormuz vai ocorrer na sexta-feira




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;