Nacional Titulo
Tabela traz valor nutricional de 454 produtos da culinária brasileira
Da Agência Brasil
30/06/2006 | 17:22
Compartilhar notícia


Foi lançada nesta sexta-feira a segunda versão da Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), que apresenta o valor nutritivo de 454 alimentos brasileiros.

Arroz, feijão, macarrão, pão, torrada, milho, bolo, biscoito, óleo, manteiga, leite condensado, queijo, ovo, chocolate, café, pastel, acarajé e amendoim são alguns exemplos de alimentos disponíveis para consulta.

O arroz tipo 2 cozido (100 gramas), por exemplo, tem 130 quilocalorias e o feijão preto (100 gramas), 77 quilocalorias. O macarrão instantâneo (100 gramas), muito consumido por crianças, tem 432 quilocalorias e 17 gramas de lipídios, ou seja, gorduras. Já o macarrão comum (100 gramas), cru, tem 371 quilocalorias e um grama de lipídios.

Também foram analisados pratos típicos da culinária brasileira, como o acarajé e a dobradinha cozida. O primeiro tem 276 quilocalorias e a dobradinha, prato típico do Nordeste brasileiro, sem outros ingredientes, apresenta 86 quilocalorias.

A tabela poderá ajudar pesquisadores a relacionar as dietas com o risco de certas doenças, como a hipertensão. As informações sobre os nutrientes também vão ser úteis para orientar a agricultura, a indústria de alimentos e as políticas de proteção ao meio ambiente. Para os consumidores, os dados poderão ser utilizados no rótulo das embalagens, a fim de facilitar a escolha dos alimentos mais saudáveis.

A tabela foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, com incentivos dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Inicialmente serão distribuídos 300 exemplares, mas a expectativa do governo é distribuir mais 40 mil tabelas no segundo semestre para profissionais de saúde e para a sociedade científica.

A nova tabela estará disponível para a população a partir da próxima semana nos sites dos ministérios (www.saude.gov.br e www.mds.gov.br) e no da Unicamp (www.unicamp.br ) .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;