Economia Titulo
Palocci: 'Economia inicia expansão'
23/06/2004 | 23:47
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse nesta quarta-feira, em seminário para investidores internacionais, que a economia brasileira está iniciando um ciclo de expansão e que o equilíbrio fiscal, mantido a longo prazo, resultará em taxas de juros menores. Palocci alertou, porém, que uma maior solidez macroeconômica, apesar de necessária, não é suficiente para assegurar o crescimento de longo prazo.

Ele ressaltou a necessidade das parcerias público-privadas para atrair mais investimentos e assegurou que o país está avançando na definição de marcos regulatórios claros nas áreas de bens e serviços. O ministro ressaltou também a importância dos projetos como o da nova Lei de Falências, que tramita no Senado. "A fase que vivemos não será só um bom ciclo de investimentos, mas o início de uma nova fase de crescimento sustentado", disse.

"Perseverança é a palavra chave do nosso ajuste. Foi a perseverança que marcou a vida do presidente Lula, e a sua liderança é a garantia de que o caminho é sólido", afirmou, ao pedir que os empresários invistam no Brasil. Em sua exposição, Palocci lembrou que o risco Brasil diminuiu no governo Lula e está em cerca de um quarto do nível da época da crise de 2002. Lembrou, também, que a inflação caiu de cerca de 14%, no início de 2003, e de um pico de 17% em maio de 2003, para 5,2% acumulados em 12 meses, em maio passado.

"O quadro mostra solidez nas contas externas", disse Palocci, estimando que o saldo da balança comercial de 2004 deverá ser de US$ 28 bilhões. Segundo ele, o bom desempenho das contas externas e a redução da dívida pública atrelada ao dólar tornam o país muito menos vulnerável a choques externos. Ele destacou, por exemplo, o pequeno impacto que a alta dos preços do petróleo e a possível elevação dos juros nos EUA vêm tendo sobre a economia brasileira.

Ao ser indagado se ainda há espaço para queda das taxas de juros até o final do ano, Palocci disse que essa questão não pode ser respondida neste momento. "Esta seria uma resposta de probabilidade", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;