Nacional Titulo
Professores do PR podem decretar fim da greve no sábado
Do Diário do Grande ABC
16/06/2000 | 14:27
Compartilhar notícia


O adiamento decidido pelas secretarias da Fazenda e da Administraçao de fechar a folha de pagamento de junho do funcionalismo público paranaense na próxima segunda-feira e nao na última quinta, tem por objetivo aguardar o resultado de uma assembléia que deve acontecer neste sábado, na qual os professores decidem se encerram a greve parcial da categoria, que já dura 24 dias.

Apesar do adiamento no prazo de fechamento da folha, o calendário de pagamento de todos os servidores, inclusive dos professores, nao sofrerá qualquer alteraçao.

A decisao do governo tem o objetivo de respeitar o acordo firmado com a APP-Sindicato, na última terça-feira, de nao descontar os dias parados se os professores retomarem as atividades normais nas escolas a partir de segunda-feira, com a reposiçao das aulas nao dadas. Se a greve continuar, os dias nao trabalhados durante a paralisaçao serao descontados. 'Vamos aguardar a decisao dos professores para podermos tomar a nossa', esclareceu o secretário da Casa Civil, José Cid Campêlo Filho.

Apesar do prazo para convocaçao exigido pelo estatuto da APP-Sindicato ser de apenas 48 horas, a entidade nao antecipou a assembléia dos professores para esta sexta-feira, conforme havia sido combinado na reuniao com secretários do governo, na terça-feira.

O governo também considera que a APP nao cumpriu o acordo de desmontar o acampamento armado em frente à Assembléia Legislativa, no Centro Cívico, em Curitiba, retirando apenas a maior barraca, erguida pelo Movimento dos Sem Terra (MST).

Negociaçoes - O governo também aguarda uma resposta dos professores para as outras propostas formalizadas desde o último dia 31 de maio e reafirmadas na reuniao de terça-feira passada, na Casa Civil. Entre elas está a implantaçao, já a partir deste mês, dos avanços (promoçoes) que beneficiam, na primeira etapa, 12.400 professores estatutários, com ganhos salariais que variam de 5% a 30%.

A partir de outubro, outros 20 mil professores receberao avanços que vao significar aumentos salariais de 5% a 30%. A rede estadual de ensino tem 47 mil professores em salas de aula.

Em relaçao ao reajuste salarial reivindicado pelos professores, o governo vem reiterando desde o início das negociaçoes a proibiçao determinada pela nova Lei de Responsabilidade Fiscal, que torna nulo os atos administrativos que impliquem em reajustes lineares de salário enquanto o Estado nao reduzir a sua despesa com o funcionalismo a níveis inferiores a 60% das receitas correntes líquidas. O Paraná gasta hoje 68% de sua receita com o funcionalismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;