Setecidades Titulo Quatro na região

CPTM inicia testes de pagamento com PIX em estações do Grande ABC

Na região, as estações Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano e Santo André (Prefeito Celso Daniel) estarão habilitadas com a nova funcionalidade

05/06/2026 | 08:20
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou testes de pagamento via Pix em 10 estações do sistema ferroviário, incluindo paradas no Grande ABC. Entre segunda (8) e terça-feira (9), dez ATMs (terminais de autoatendimento) do TOP, operacionalizados pela Autopass, serão habilitados com a nova funcionalidade nas estações Palmeiras-Barra Funda, Ribeirão Pires, Mauá, São Caetano, Santo André (Prefeito Celso Daniel), Brás, Francisco Morato, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Aeroporto-Guarulhos.

Os testes nas estações vão até o dia 12 de junho (sexta-feira), período após o qual a ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação), responsável pela gestão do sistema de bilhetagem, realizará a avaliação do desempenho da nova forma de pagamento para planejar a futura implantação em todos os ATMs das estações do sistema ferroviário.

A CPTM vem investindo continuamente na transformação digital, como demonstrado na universalização do pagamento via NFC em 100% do sistema ferroviário paulista, concluída em abril. O objetivo é consolidar uma rede inteligente preparada para receber milhões de passageiros diariamente com o máximo de fluidez.

DGABC

O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, destaca que o avanço tecnológico é um compromisso direto com a qualidade do serviço prestado à população. Segundo o executivo, a companhia trabalha para que a jornada de quem viaja seja cada vez mais ágil e integrada. “Após consolidarmos o pagamento por aproximação (NFC) em todo o sistema, o início dos testes com o Pix reforça o papel da CPTM como indutora de inovação tecnológica na mobilidade urbana. Investir em transformação digital é, fundamentalmente, investir no tempo e no conforto de quem utiliza os nossos trens diariamente”, afirma Cerqueira.

LEIA TAMBÉM

Vazamento em caixa da Sabesp provoca desperdício de água em Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;