Economia Titulo

EUA determinam inspeções em jatos Embraer Phenom 300 após problema em testes

30/05/2026 | 08:24
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Federal Aviation Administration (FAA), agência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, publicará na segunda-feira, 1º, no Federal Register, o diário oficial dos EUA, uma nova diretriz de aeronavegabilidade (AD, na sigla em inglês) para determinados jatos executivos Embraer Phenom 300 (EMB-505), após identificar a possibilidade de resultados inválidos em testes do estabilizador horizontal realizados em algumas aeronaves. A medida, que afeta 41 aviões registrados nos EUA e exigirá inspeções e eventuais reparos, entrará em vigor no dia 6 de julho.

Segundo a FAA, o problema está relacionado ao uso de procedimentos incorretos em testes de folga (backlash) do estabilizador horizontal, o que pode ter gerado resultados inválidos nessas verificações. A agência afirma que a condição pode ter levado à detecção inadequada de folgas excessivas no componente. "A folga excessiva pode resultar em um fenômeno aeroelástico, expondo a estrutura e os sistemas ao redor a níveis inaceitáveis de vibração e reduzindo a controlabilidade da aeronave", diz o documento.

A diretriz determina a inspeção dos estabilizadores horizontais esquerdo e direito das aeronaves afetadas e, quando necessário, a substituição de peças de fixação e do atuador do sistema de compensação (trim).

DGABC

A FAA estima que a determinação afete 41 aeronaves registradas nos Estados Unidos. O custo da inspeção foi calculado em cerca de US$ 1.360 por avião. Caso todos os reparos previstos sejam necessários, o gasto pode chegar a aproximadamente US$ 14.950 por aeronave. Segundo a FAA, porém, os custos podem ser parcialmente ou integralmente cobertos pela garantia da fabricante, o que reduziria o impacto financeiro para os operadores.

A agência ressalta que a medida foi adotada para evitar riscos à segurança operacional. "A condição insegura, se não for corrigida, pode resultar em níveis inaceitáveis de vibração e redução da controlabilidade da aeronave."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;