Descanço Alguns negócios estão com 75% das acomodações ocupadas, enquanto outros esperam movimento abaixo do comum
FOTO: Divulgação

Enquanto hotéis voltados ao público corporativo projetam movimento tímido durante o feriado prolongado de Corpus Christi, resorts e hospedagens focadas no lazer esperam alta ocupação. A expectativa é que o faturamento do setor no Grande ABC tenha aumento entre 10% a 12% na comparação com dias normais.
De acordo com o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Roberto Moreira, a característica predominante da rede hoteleira regional ainda é voltada aos negócios, o que reduz o impacto positivo de feriados prolongados.
“Os hotéis da nossa região têm perfil corporativo. São empreendimentos que recebem pessoas que vêm trabalhar, visitar empresas ou prestar serviços. Por isso, de forma geral, o aumento do faturamento deve ser de, no máximo, 12%”, afirmou.
Por outro lado, os poucos resorts instalados na região podem ter bons resultados. Segundo ele, esses empreendimentos são direcionados ao público familiar e costumam receber reservas com antecedência para períodos prolongados de descanso.
Moreira também aposta no fortalecimento do turismo gastronômico. Ele destaca que cidades como Santo André e São Bernardo passaram a atrair visitantes da Capital e de outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo interessados em conhecer bares e restaurantes da região.
“Antigamente, exportávamos consumidores para São Paulo. Hoje, importamos consumidores. Muitas pessoas vêm passar o dia aqui para conhecer os restaurantes e movimentam a economia local.”
A coordenadora de recepção Thaís Yara Cândido, do Hotel Mercure, no bairro Santa Paula, em São Caetano, informou que a ocupação prevista para o feriado não deve ultrapassar 15%. “Nosso público é mais voltado para negócios. A quebra do feriado acaba impactando a procura.”
Já no segmento de resorts, o cenário é completamente diferente. No bairro dos Fincos, em São Bernardo, a gerente comercial do Naturescer Eco Resort, Talita Lopes, informou que o empreendimento já possui cerca de 75% das acomodações ocupadas nos períodos comercializados para o feriado.
Segundo ela, a procura foi elevada, mesmo com a necessidade de dividir o pacote tradicional devido à realização de um evento corporativo durante parte da programação.
“Normalmente vendíamos um pacote completo para todo o feriado, mas tivemos que desmembrar as reservas por conta do evento.”
A gerente destaca que os finais de semana prolongados costumam registrar ocupação próxima da capacidade máxima do empreendimento. Em alguns feriados recentes, inclusive, houve formação de fila de espera por quartos. Além da hospedagem, os resorts apostam em atividades recreativas e programação de lazer para atrair famílias durante o período.
A expectativa do setor é que cidades com perfil mais turístico, como Ribeirão Pires e Paranapiacaba, concentram parte significativa do movimento durante o Corpus Christi. O aumento na circulação de visitantes deve beneficiar restaurantes, bares, comércios e atrações de lazer.
LEIA MAIS:
Feriado de Corpus Christi: veja o que abre e fecha em São Bernardo
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.