Cultura & Lazer Titulo Canal 1

Globo acelera implantação da TV 3.0 e terá a Copa do Mundo como vitrine

Flávio Ricco
28/05/2026 | 08:54
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A TV Globo decidiu colocar a Copa do Mundo como ponto de partida de uma das maiores transformações tecnológicas da televisão aberta brasileira nos últimos anos: a estreia da DTV+, a TV 3.0.

Na prática, o novo sistema pretende unir televisão aberta e internet numa mesma experiência, ampliando recursos de interatividade para o público. Em determinadas regiões de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, o telespectador poderá acompanhar transmissões com novas funções integradas ao conteúdo esportivo.

Entre as possibilidades previstas, estão acesso a replays sob demanda, conteúdos complementares e experiências mais personalizadas durante os jogos. A Globo também vê na tecnologia uma nova oportunidade comercial, especialmente no desenvolvimento de publicidade segmentada e ações mais direcionadas para marcas e anunciantes.

DGABC

Internamente, o projeto é tratado como aposta estratégica para os próximos anos, com sua expansão para toda sua programação, repetindo um processo semelhante ao vivido na implantação da TV digital e, posteriormente, das transmissões em 4K.

Por enquanto, existe uma limitação importante: o acesso dependerá de aparelhos compatíveis. O público precisará de televisores preparados para o novo padrão ou conversores específicos, que ainda estão em fase de testes e desenvolvimento no Brasil.

Mesmo assim, o mercado já trata a chegada da TV 3.0 como o início de uma nova etapa para a televisão aberta.

TV Tudo

Mundo hoje

A promessa de acelerar a produção, ganhar alcance e gerar conteúdo mais “viralizável” passou a seduzir praticamente todo o mercado. Não só na televisão. A IA virou palavra obrigatória em reuniões, apresentações e projetos. E ninguém pode negara sua importância.

Mas tem um porém

Existe uma linha bem delicada, das mais tênues, entre usar tecnologia como auxílio e nunca como um produto acabado.Jamais deve ser permitido que ela empobreça processos criativos. De modo especial na TV e em outros tantos setores, dependentes justamente da capacidade humana de criar, improvisar e surpreender.

Por que isso?

Porque na televisão, assim como em zilhões de outros lugares, a IA já está muito presente, inclusive no acabamento de muitos programas. Mas, repito, por favor: use tudo isso com moderação. 

Intervalo

A CNN Brasil informou mercado publicitário a sua estratégia de cobertura da Cannes Lions 2026, que vai de 22 a 26 do próximo mês. Zizi Papa e Didi Wagner irão conduzir os trabalhos, direto da Riviera Francesa.

Série B

A ESPN está se dando bem com a transmissão da Série B e procurando sempre valorizar a competição. Sport e Náutico, clássico pernambucano no sábado, terá equipe completa na Ilha do Retiro, sob o comando de Vinícius Moura.

Aos trabalhos

A Ira do Herdeiro teve a sua produção iniciada nos estúdios da Seriella, no Rio de Janeiro. Série em 20 episódios, tem direção-geral de Carlos Manga Jr. e texto de Cristiane Cardoso, com Nicolas Vargas e Laura Dutra como protagonistas.

Parceria fechada

Além do elenco numeroso, com nomes como Humberto Martins, Anderson Di Rizzi e Werner Schünemann, A Ira do Herdeiro também chama atenção pelo modelo de distribuição. Trabalho em parceria da Record, Univer Vídeo e Disney+.

Não deu certo – 1

A capacidade da Globo na dramaturgia é indiscutível. Aqui no nosso quintal, pelo menos, não tem para ninguém. Daí a surpresa em se entender os tantos erros cometidos em Coração Acelerado, novela das 19h, desde o começo e ainda durante sua exibição.

Não deu certo – 2

Como proposta, Coração Acelerado tinha tudo para ser uma boa novela, só que na prática, teve erros muito sérios na sua implantação, se tornou forçada, incoerente e meio sem rumo. Nem o elenco bom e cantoras de sucesso, como Paula Fernandes e Ana Castela, por exemplo, conseguem salvar.

Bate-Rebate

Direção do Grupo Bandeirantes comemora o bom momento das suas rádios. Os resultados são muito bons.

A propósito: o antigo estúdio da rádio Bandeirantes foi definitivamente fechado. Agora é tudo novo.

Por Você, próxima das 19h na Globo, continua gravando várias sequências em externas...

Se nada mudar, a sua estreia será em 31 de agosto.

Aliás, a dramaturgia da Globo se cercou de cuidados em relação à Copa do Mundo...

Isto para que nenhuma das suas produções terminassem e nem que tivessem que estrear durante a competição...

Aliás, já estão previstos cortes e até cancelamentos de exibição por causa do horário dos jogos.

Impuros, série da Disney, segue com as suas gravações da sua sétima temporada em Portugal...

Maitê Proença vai aparecer como atriz convidada.

Otaviano Costa voltará a fazer um trabalho como ator em Delegacia de Homicídios, da Disney...

C'est fini

Paula Nobre e Oscar Filho, ex-CQC, amanhã, vão gravar piloto de um novo programa para o horário nobre da Jovem Pan. A ideia é juntar informação com humor. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;