Semana do Brincar Crianças e jovens com deficiência intelectual e deficiências múltiplas participaram de atividades lúdicas como cantigas de roda, ciranda, adoletá, batatinha frita e outras brincadeiras
FOTO: Divulgação/PMM

A Semana do Brincar de Mauá leva diversão, inclusão e o resgate das brincadeiras de época para diferentes espaços do município. A programação chegou à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), proporcionando um momento especial para cerca de 100 alunos, nesta segunda-feira (25).
Crianças e jovens com deficiência intelectual e deficiências múltiplas participaram de atividades lúdicas como cantigas de roda, ciranda, adoletá, batatinha frita e outras brincadeiras que estimulam a interação, o movimento, a criatividade e a convivência.
A ação foi realizada em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, fortalecendo o caráter inclusivo da Semana do Brincar e valorizando o brincar como ferramenta de desenvolvimento humano e social.
Para a coordenadora pedagógica da Apae, Kátia Regina Ferreira Zanata, iniciativas como essa contribuem diretamente para o desenvolvimento dos alunos.
“Essas atividades fazem toda a diferença para eles. Além do aspecto pedagógico, as brincadeiras ajudam na socialização, na concentração, na comunicação e no desenvolvimento emocional. Hoje vivemos um desafio muito grande com o excesso de telas, então resgatar brincadeiras tradicionais é extremamente positivo. Eles interagem mais, se conectam uns com os outros e vivenciam experiências que fortalecem o aprendizado de forma leve e divertida”, destacou.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, também participou da atividade e ressaltou que a Semana do Brincar vai além do entretenimento.
“O brincar é um direito da criança e uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A Semana do Brincar é um convite para que toda a cidade valorize esses momentos de convivência, criatividade e afeto. Ver as crianças participando, sorrindo e interagindo mostra como ações simples podem gerar impactos profundos na formação e no bem-estar delas”, afirmou.
A Semana Municipal do Brincar começou oficialmente neste fim de semana, com atividades realizadas no último sábado (23), na Arena Chicão, e no domingo (24), durante o Domingou, no Parque da Juventude, reunindo dezenas de famílias em torno de brincadeiras que atravessam gerações.
A iniciativa faz parte da Lei Municipal nº 6.175/2023, que instituiu a Semana Municipal do Brincar no calendário oficial de eventos de Mauá.
Até o próximo domingo (31), a programação da Semana do Brincar seguirá em entidades assistenciais e diferentes departamentos da Prefeitura, levando oficinas, brincadeiras e experiências lúdicas para diversos públicos da cidade.
LEIA MAIS: Polícia Militar prende homem com carga roubada no Jardim Oratório, em Mauá
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.