Economia Titulo
BC eleva projeção de inflação para 2002 e 2003
Do Diário OnLine
30/12/2002 | 15:41
Compartilhar notícia


O Banco Central elevou suas projeções de inflação para 2002 e 2003, segundo relatório de inflação divulgado nesta segunda-feira. A nova projeção da taxa para 2002 é de uma variação de 12,4% para o IPCA. A meta definida para o governo para este ano era de uma inflação central de 3,5%, com margem de variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Já para 2003, o Banco Central prevê uma inflação de 9,5% ao final do ano. A previsão anterior era de uma inflação de 4,5%. A meta do governo é de uma taxa de 4%, com margem de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Se a previsão se confirmar, o Brasil vai estourar a meta do governo para a inflação pelo terceiro ano consecutivo.

A deterioração das expectativas para a inflação em 2003 e o efeito inercial da variação do IPCA em 2002 sobre o próximo ano foram as principais causas que levaram a autoridade financeira a elevar suas projeções de inflação.

Segundo o BC, as projeções foram feitas considerando uma taxa de juros constante de 25% ao ano e uma taxa de câmbio também constante no valor de R$ 3,55 por dólar.

PIB — Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o Banco Central prevê um crescimento de 2,8%. Para este ano, a variação deve ficar em torno de 1,6%, aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao relatório anterior, divulgado em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;