Mobilidade Seis das sete cidades da região são contempladas com recursos para novas intervenções viárias por meio do programa SP Pra Toda Obra
Divulgação

A cinco meses da eleição, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (5) novo pacote de investimentos na mobilidade, incluindo R$ 70 milhões para obras de recapeamento de ruas e avenidas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os aportes estaduais fazem parte do programa SP Pra Toda Obra, com R$ 242,1 milhões destinados a 19 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, prevendo também intervenções em rodovias concedidas, estradas estaduais e vicinais.
Participaram da solenidade, no Palácio dos Bandeirantes, os prefeitos Gilvan Ferreira (Cidadania), de Santo André, Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo, Tite Campanella (sem partido), de São Caetano, Taka Yamauchi (MDB), de Diadema, e Akira Auriani (PSB), de Rio Grande da Serra, enquanto Guto Volpi (PL), de Ribeirão Pires, foi representado pelo secretário de Administração e Finanças, Eduardo Pacheco. Na região, somente Mauá, administrada por Marcelo Oliveira (PT), não foi beneficiada.
Os recursos serão liberados diretamente pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais. São Bernardo foi contemplada com R$ 20 milhões para pavimentação asfáltica de vias. Segundo o governo, a etapa a seguir será definir quais locais serão beneficiados pelo aporte estadual. Desde 2025, o município trabalha com o programa Minha Rua Nova, visando a renovação asfáltica, principalmente em bairros mais periféricos.
“Os valores destinados pelo governo do Estado são fundamentais nesse processo, para ampliar ainda mais o alcance dos programas públicos municipais. Por toda a cidade, em todos os setores, os recursos levam mais dignidade e oportunidades para as pessoas”, afirmou Marcelo Lima.
Em Santo André, o valor anunciado foi de R$ 19 milhões para ampliar as ações de recapeamento asfáltico. O montante estará disponível a partir de junho e será aplicado principalmente nos bairros Santa Maria, Campestre e Jardim, englobando ruas e avenidas que necessitam de intervenções. “Conquistamos esses recursos para ampliar o programa ‘Rua Nova’. Esse investimento representa mais qualidade de vida para os moradores, valorização dos bairros e mais segurança para motoristas e pedestres”, disse Gilvan.
Por sua vez, São Caetano carimbou R$ 5 milhões, recursos que contribuirão para qualificar a infraestrutura urbana, ampliando a eficiência do sistema viário e beneficiando diretamente motoristas, pedestres e o transporte público, segundo a administração municipal. Enquanto isso, a Prefeitura de Diadema confirmou R$ 19 milhões e informou que realizará, a partir do aporte, o planejamento para definir quais vias da cidade serão melhoradas. Ribeirão Pires terá aporte de R$ 5 milhões, enquanto Rio Grande da Serra receberá R$ 2 milhões.
TIBIRIÇÁ
O Diário também questionou o Estado sobre a situação da duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) – que atravessa Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires, além de Suzano –, uma espera de 15 anos para o projeto se tornar realidade. As obras não estão incluídas nos investimentos anunciados na terça por Tarcísio. Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o projeto foi concluído e está em andamento o processo de contratação dos estudos para obtenção do licenciamento ambiental.
Somente depois dessa fase, será possível seguir os trâmites para a publicação do edital e contratação da obra, conforme apontou o DER. O valor previsto para as intervenções é de R$ 460 milhões.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.