Setecidades Titulo Saúde

Ribeirão Pires passa a oferecer exame de raio-X panorâmico

O equipamento está instalado na USF Centro e foi adquirido sem custos para a Prefeitura, por meio de contemplação do governo federal

04/05/2026 | 18:43
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (5) a oferta de exame de raio-X panorâmico na rede municipal. Inédito na história da cidade, o serviço será realizado na USF (Unidade de Saúde da Família) do Centro e a expectativa é de atender, em média, 60 exames por mês. A máquina, viabilizada pelo Ministério da Saúde, é voltada à ampliação dos serviços odontológicos especializados, e teve custo zero para implantação na rede municipal.  

Com o equipamento, pacientes atendidos na Atenção Básica e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) passam a contar, pela primeira vez, com o exame de forma gratuita na própria cidade, reduzindo deslocamentos, agilizando diagnósticos e qualificando o cuidado integral na rede pública de saúde.

O prefeito Guto Volpi (PL) celebrou a conquista, que passa a integrar os investimentos da gestão municipal na ampliação do atendimento odontológico em Ribeirão Pires, somado ao leque de opções gratuitas dentro da rede municipal.  

DGABC

“É uma conquista enorme para a cidade. Antes, o paciente precisava sair da nossa unidade, buscar um serviço particular, pagar o exame e depois retornar. Agora, tudo é feito aqui, com equipamentos próximos, de forma gratuita e o paciente já sai do Centro Odontológico com o encaminhamento em mãos”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

Ribeirão Pires recebe festival com música e dança da cultura rockabilly

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO

O atendimento para realização do exame de raio-X panorâmico será destinado a moradores da Estância que estejam em tratamento odontológico na rede pública da cidade, seja na Atenção Básica ou Especializada. A solicitação do exame deve ser feita exclusivamente por profissional da rede.

O exame será realizado apenas na data e horário previamente marcados, mediante aceite do paciente. Em caso de ausência, será necessário retornar à unidade de origem para novo encaminhamento. Cada paciente poderá realizar um exame por ano, conforme critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde.

“O objetivo é contemplar quem já está em atendimento na rede e dar mais agilidade aos tratamentos, garantindo um fluxo mais eficiente e resolutivo aos pacientes”, destacou o secretário de saúde, Luiz Carlos Perlatti.

INVESTIMENTO EM ODONTOLOGIA

A gestão do prefeito Guto Volpi entregou, em 2024, o Centro de Especialidades Odontológicas, que já contabiliza cerca de 30 mil atendimentos especializados e 300 próteses dentárias por meio do programa municipal de distribuição gratuita. O equipamento também realizou 60 biópsias para diagnóstico precoce de câncer bucal, além de atendimentos em especialidades como endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e atenção a pacientes com necessidades especiais.

A Prefeitura de Ribeirão Pires e a Faculdade Cleber Leite firmaram parceria por meio do curso de Odontologia da instituição e do programa municipal de saúde bucal. A iniciativa amplia os atendimentos na rede, qualifica as ações preventivas, fortalece a formação prática de novos profissionais e leva atividades educativas às escolas do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;