Setecidades Titulo Damas de Ferro III

Operação da Polícia Civil combate a violência doméstica em São Bernardo e São Caetano

Até o momento, a ação coordenada pela 8ª Delegacia de Defesa da Mulher já prendeu sete pessoas

30/04/2026 | 11:22
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/Governo de SP
FOTO: Divulgação/Governo de SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Polícia Civil de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Damas de Ferro III, com o objetivo de combater crimes de violência doméstica e delitos de natureza sexual.

A ação é coordenada pela 8ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), com apoio da 8ª Delegacia Seccional de Polícia e de unidades policiais subordinadas. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em de São Caetano e São Bernardo.

Durante a operação, equipes policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça no âmbito de investigações em andamento, que apuram a prática de crimes contra mulheres em situação de vulnerabilidade.

DGABC

Até o momento, sete pessoas foram presas. As diligências seguem em andamento e novos resultados poderão ser divulgados após a conclusão dos trabalhos.

“O Governo de São Paulo reforça seu compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher, atuando de forma integrada, contínua e especializada para garantir a responsabilização dos autores e a proteção das vítimas”, afirmou o secretário-executivo da Segurança Pública do estado, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Como denunciar casos de violência doméstica

O Governo de São Paulo ampliou as formas para que mulheres possam denunciar violência doméstica. O boletim de ocorrência, importante ferramenta para que a rede de apoio seja acionada e o agressor possa ser identificado e punido, pode ser feito de casa, pelo celular, ou com o apoio policial das delegacias.

O registro está disponível no aplicativo SP Mulher Segura, na delegacia online da Secretaria de Segurança Pública e nas delegacias de polícia.

É possível receber acolhimento e encaminhamento também na Cabine Lilás, que conta com atendimento de policiais militares treinadas no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar ). A Cabine Lilás também dá informações que auxiliem a mulher a interromper o ciclo da violência.

Quando uma vítima entra em contato com o número 190, a chamada passa por uma triagem para avaliar se o risco é iminente. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, uma equipe policial é enviada para garantir a segurança da mulher.

SP Por Todas

O SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem soluções como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações em www.spportodas.sp.gov.br

LEIA TAMBÉM

Região registra cinco mortes e iguala pior marca de feminicídios em primeiro trimestre




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;