Internacional Titulo
Incêndio em feira de eletrônicos deixa 100 mortos na Índia
Da AFP
10/04/2006 | 16:01
Compartilhar notícia


A polícia informou que pelo menos 100 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nesta segunda-feira em Meerut, uma cidade do norte da Índia, vítimas de um incêndio que devastou uma feira de produtos eletrônicos.


Meerut, a 80 quilômetros ao norte da capital, Nova Délhi , instalou num de seus parques três lojas gigantes como parte do evento "Brand India Fair", que atraiu centenas de pessoas.

As três lojas, cada uma delas com capacidade para 2 mil pessoas, estavam repletas de compradores e de pessoas que se refugiavam do calor na feira, aproveitando o sistema de ar acondicionado instalado nos recintos.

Segundo testemunhas, há corpos carbonizados e irreconhecíveis entre os restos das lojas, que tinham apenas uma entrada e uma saída. "Há corpos por todas as partes. A maioria, de mulheres e crianças", afirmou Rajesh Kumar, uma das testemunhas da tragédia.

De acordo com as primeiras informações, o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito, registrado às 17h30 (hora local).


"É difícil precisar quantas pessoas havia" na feira, declarou à rede de televisão NDTV o ministro regional para o Bem-Estar das Minorias, Yaqoob Qureshi, acrescentando que o incêndio já foi controlado.

Cerca de 20 ambulâncias foram enviadas à feira, onde as equipes de socorro tiveram seu trabalho dificultado devido ao grande número de pessoas que se deslocou para o local em busca de seus familiares. "Já levamos 45 corpos para o necrotério", informou o chefe de polícia do distrito, Raj Kumar Vishwakarma, em declarações à rede de televisão Star News.

O ministro Mulayam Singh Yadav anunciou o pagamento de 3,7 mil euros (US$ 4,5 mil) aos familiares de cada vítima a título de indenização. Forças paramilitares e policiais foram mobilizados no local para ajudar os bombeiros.

O incêndio em Meerut é considerado o mais mortífero registrado na Índia desde o declarado em julho de 2004 num colégio do estado de Tamil Nadu, no qual morreram 90 escolares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;