Publicidade Titulo Publieditorial

Desfile da Manimoda reúne 88 alunas e destaca ensino técnico em modelagem

Evento realizado em Santo André apresentou peças desenvolvidas com método Maximolde e reuniu professoras e estudantes da área de corte e costura

Publieditorial
23/04/2026 | 17:53
Compartilhar notícia
Divulgação
Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O desfile promovido pela Escola Manimoda reuniu 88 alunas no Tênis Clube de Santo André, no sábado (11), em um evento voltado à apresentação de peças desenvolvidas a partir da modelagem Maximolde. A programação ocorreu das 18h às 23h45 e contou com a participação de professoras, estudantes e profissionais da área.

Sob organização da professora Manita Gonçalves, responsável pela Manimoda e pela Maximolde, o evento teve como proposta apresentar, na prática, os resultados do ensino aplicado em sala de aula. As peças exibidas foram confeccionadas pelas próprias alunas, abrangendo diferentes níveis de formação. “Este evento celebra o trabalho da Manimoda e da Maximolde com nossas professoras. Pegamos a aluna do zero e ensinamos a costurar com gabaritos que garantem roupas bem estruturadas e ótimo caimento”, afirmou Manita, ao comentar a adoção da técnica como base do ensino.

A organizadora do evento, Manita Gonçalves, iniciou sua formação como professora de corte e costura no fim da década de 1980. Em 1990, começou a dar aulas profissionalmente e fundou a Manimoda, utilizando os gabaritos Vogue, hoje chamados de Maximolde, como base de ensino. Desde então, segue atuando na formação de novos profissionais na área. 

DGABC

A professora Adriana Lopes, que acompanha a escola há mais de duas décadas, também destacou essa trajetória. “Iniciei na Manimoda no ano de 2000. Comecei como recepcionista e depois fiz o curso com a professora Manita. Hoje, após 26 anos, atuo como professora de corte e costura”, afirmou.

Além da Manimoda, o evento contou com a participação de escolas que também utilizam a metodologia, como a Sivest, de Diadema, que atua há cerca de 30 anos na formação em corte e costura. Segundo a professora Elaine Cristina, responsável pela unidade, a escolha pela técnica se mantém ao longo do tempo pela aplicação prática no ensino. “Facilita muito o aprendizado, do básico ao avançado”, afirmou.

Relatos de professoras formadas pela Manimoda também marcaram o evento. A professora Regina Helena destacou a mudança em sua trajetória após conhecer o método. “Já tinha experiência, mas faltava técnica. Foi uma virada de chave na minha trajetória”, disse. A professora Carina de Oliveira ressaltou o impacto da formação na atuação profissional. “Costurar é entender proporção e acabamento, não só unir tecidos”, afirmou.

A professora Maria Manoela também comentou sua experiência com a metodologia. “A Maximolde trouxe crescimento e abriu novas possibilidades. Hoje consigo trabalhar de forma mais prática e versátil com minhas alunas”, afirmou. Já a professora Maria Brito, da Manimoda, relembrou o início na instituição. “Encontrei aqui uma forma simples e eficiente de aprender modelagem. Foi a realização de um sonho”, disse.

Durante o desfile, foram apresentadas peças com diferentes propostas, evidenciando a aplicação técnica da modelagem em variados tipos de vestuário. Ao final do evento, a aluna Rosa Monte, da Escola Manimoda, foi a vencedora do concurso, proposto pela proprietária das instituições, e recebeu uma máquina de costura industrial. Já a segunda máquina, de uso doméstico, foi sorteada entre os participantes e ficou com Maria Aparecida Lopes Soares, da Escola Regina Helena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;