Setecidades Titulo Meio Ambiente

Santo André combate ligações irregulares de esgoto no entorno de parque

Vistorias constataram imóveis que direcionam esgoto doméstico para a rede destinada exclusivamente ao escoamento de águas de chuva

21/04/2026 | 11:58
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Equipes da Prefeitura de Santo André estão realizando vistorias técnicas no entorno do Parque Central com o objetivo de identificar e combater ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem pluvial. A ação é fruto de parceria do Departamento de Parques da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos com o Departamento de Gestão Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Com 400 m² de área, o Parque Central é considerado um pulmão verde no perímetro urbano de Santo André, com árvores, lagos, fauna e flora que compõem uma natureza visitada diariamente por milhares de pessoas. O trabalho de fiscalização é importante para garantir que os efluentes não contaminem as águas do parque, sendo encaminhados para o tratamento adequado. 

Durante as inspeções, foram constatadas ocorrências de imóveis que direcionam esgoto doméstico para a rede destinada exclusivamente ao escoamento de águas de chuva. Esse tipo de irregularidade faz com que efluentes sejam lançados diretamente nos lagos do parque, comprometendo a qualidade da água, causando desequilíbrio ambiental e podendo provocar impactos à fauna aquática.

DGABC

“O Parque Central é um dos principais pulmões verdes do município, localizado no coração da cidade. Nosso papel enquanto poder público é fiscalizar, orientar e agir preventivamente para proteger esse patrimônio ambiental. Muitas vezes, quando ocorre algum impacto, como a mortalidade da fauna, a percepção inicial é de que o poder público não está atuando. Por isso, é importante esclarecer que ligações irregulares de esgoto na rede pluvial, realizadas de forma inadequada por particulares, são uma das causas desse tipo de problema. A preservação ambiental é uma responsabilidade compartilhada e exige o comprometimento de toda a sociedade”, afirmou o diretor de Parques, Fellipe Melito.

Já foram efetuadas 15 vistorias em imóveis da Travessa Araraquarense e nas ruas Javaés e Visconde de Mauá. Destes, seis pontos apresentavam lançamento regular; seis estão no aguardo de novo agendamento ou esperando manutenção da Sabesp; um imóvel apresentava lançamento irregular, sendo autuado para que possa providenciar a regularização das instalações; e duas vistorias foram dedicadas para mapeamento inicial.

A ação conjunta seguirá com levantamentos técnicos, notificações quando necessárias e orientações aos responsáveis, reforçando a importância da regularização das ligações sanitárias conforme determina a legislação vigente.

LEIA TAMBÉM:

Santo André terá show com MPB, samba, jazz e blues nesta quarta




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;