Proteção Vereador envia projeto de lei para Câmara Municipal; proposta deve passar pela análise das comissões
Celso Luiz/DGABC

O vereador de São Bernardo, Pery Cartola (Cidadania), protocolou um projeto de lei que estabelece a responsabilização financeira de agressores e autores de maus-tratos contra animais na cidade. A iniciativa avaliou ressarcimento dos custos de atendimentos veterinários. A proposta ainda não foi votada pela Câmara Municipal e deve passar pela análise das comissões organizadoras da instituição.
Segundo o texto, o agressor será obrigado a arcar com as despesas de consulta, exames, cirurgias, medicamentos, internações, transporte e acolhimento. Dessa forma, o município pode evitar gastos adicionais causados por infratores.
"Quem maltrata precisa ser responsabilizado também pelos custos que gera. Não é justo que a sociedade pague por esse tipo de conduta. Essa medida fortalece as políticas públicas e garante que os recursos sejam melhor utilizados na proteção dos animais", disse o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, o projeto não substiui as penalidades já colocadas em lei, mas pode ser um complemento para políticas públicas de proteção ao animal.
A proposta também colocou o impedimento de adoção por até cinco anos para pessoas identificadas como autores de maus-tratos.
LEIA MAIS:
Animais mutilados são encontrados em frente à agência bancária, em Santo André
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.