Nacional Titulo
RJ monta rede para atender mulheres vítimas de violência
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 18:04
Compartilhar notícia


A partir de abril, as mulheres vítimas de violência doméstica no Rio receberao o apoio de uma rede multiprofissional através do Sistema Integrado de Atendimento da Mulher da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Segundo a subsecretária de Pesquisa e Cidadania, Bárbara Soares, o objetivo da rede é criar uma interaçao entre instituiçoes públicas e profissionais independentes capacitados para atender as mulheres vitimadas. "A rede dará suporte para as delegacias, centros e núcleos especializados no atendimento à mulher, além dos hospitais", disse Bárbara.

De acordo com um levantamento feito pela subsecretaria, no ano passado 20.962 mulheres sofreram violência doméstica, como lesao corporal, cárcere privado e estupro, no Estado.

Em 1998, foram 15.547 as vítimas de algum tipo de violência. A subsecretaria explicou que só recentemente as mulheres passaram a denunciar as agressoes sofridas. "Agora elas procuram as delegacias especializadas para registrar uma lesao corporal", afirmou. "Por isso, precisamos dar um suporte de atendimento a essa mulher, que precisa de apoio social, psicológico e até jurdídico. A violência doméstica tem múltiplas causas que desencandeam essa situaçao", destacou.

A Rede Muliprofissional de Atendimento à Mulher funcionará em parceria com as organizaçoes nao-governamentais Ser Mulher e Rio Voluntário. No entender de Bárbara, o atendimento para a mulher vítima de violência doméstica, hoje, é realizado de forma isolada.

"Vamos articular profissionais - médicos, psicológos, psicanalistas, advogados, assistentes sociais e dentistas - que serao treinados para receber as vitimadas que foram encaminhadas pelos núcleos, centros e delegacias", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;