Economia Titulo
Vale lança ADRs nível 2 em Nova York
Do Diário do Grande ABC
17/06/2000 | 15:52
Compartilhar notícia


Papéis da Companhia Vale do Rio Doce começam na semana que vem a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, seis anos após a mineradora ter obtido aprovaçao para acessar o mercado de balcao local, o chamado nível 1. Os recibos de açoes da companhia, os American Depositary Receipts (ADRs) nível 2, estréiam com os investidores apostando em uma rápida valorizaçao.

O presidente da Vale, Jório Dauster e o novo presidente do Conselho de Administraçao da mineradora, Roger Agnelli, vao participar da cerimônia de abertura dos negócios na bolsa americana. O analista de mineraçao do Banco Pactual, Márcio Lins acredita que a listagem dos ADRs dará mais liquidez aos papéis. Pela legislaçao americana, alguns fundos de investimentos sao proibidos de fazer negócios com açoes que nao estejam listadas naBolsa de Nova York. Existem também outras limitaçoes, que variam entre 5% e 10% de sua carteira de aplicaçoes.

Analistas apostam em um aumento entre 30% e 40% no volume de negócios com os papéis da Vale após o lançamento dos ADRs nível 2. O analista-chefe do Pactual, Ricardo Kobayashi, destaca ainda que a empresa vai se projetar também como um investimento global no segmento de mineraçao, seguindo os passos da Aracruz, que se consolidou no setor de papel e celulose.

A dúvida, segundo ele, é saber se a Vale vai se adaptar aos procedimentos locais. "É importante que os dados divulgados pela empresa possam ser comparáveis com outras empresas negociadas em Nova York do mesmo ramo", afirma.

Já a analista do Banco Fator Luciana Massad lembra que a Vale do Rio Doce é uma empresa transparente, que tem facilitado a obtençao de informaçoes por seus investidores. "Isso é um ponto importante na hora de um investidor fazer suas escolhas", diz. Luciana pondera ainda que o cenário para o setor de mineraçao também é positivo, o que deve dar maior fôlego aos papéis. "O preço do minério de ferro no mercado mundial vem subindo, o que beneficiará a empresa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;