Nacional Titulo
Constrangido, governo lamenta assassinato de franceses no RJ
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
02/03/2007 | 19:47
Compartilhar notícia


Em nome do governo brasileiro, o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, lamentou nesta sexta-feira a morte dos franceses Jérôme Faure, Christian Doupes e Delphine Douyere, funcionários da ONG (Organização Não-Governamental) Terr’Ativa e que foram assassinados terça-feira no Rio de Janeiro.

O ministro recebeu em audiência o embaixador da Alemanha no Brasil, Prot von Kunow, acompanhado do chefe da delegação da União Européia no país, João Pacheco, do ministro Philippe Garnier, da embaixada da França, e do encarregado de negócios da embaixada de Portugal, Pedro Costa Pereira.

Vannuchi também prestou solidariedade aos familiares das vítimas e ao governo francês e afirmou que o ocorrido é motivo de constrangimento para o governo brasileiro na comunidade internacional.

Através de nota, o ministro reconheceu que a morte dos franceses está ligada a um dos problemas centrais no Brasil hoje, a questão da segurança pública, cuja solução exige uma “pactuação urgente” dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – nos níveis federal, estadual e municipal - e também da sociedade civil.

Vannuchi ressaltou ainda que os assassinatos não podem colocar em questão o “importante trabalho” que muitos estrangeiros realizam no Brasil, na área social, por meio de ONGs. “O governo brasileiro reconhece e respeita o trabalho destas pessoas. Esta solidariedade internacional nos ajuda a combater as mazelas sociais do nosso país”.

Ele colocou a Secretaria à disposição para receber informações que os países da União Européia tenham sobre estrangeiros correndo risco no Brasil, para que o governo tome as medidas necessárias.

A Terr'Ativa é uma associação franco-brasileira que diz lutar para a integração, educação e formação de crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;