Nacional Titulo
Telemar só dá desconto em 4 estados
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 17:46
Compartilhar notícia


A Telemar nao se mostra, pelo menos por enquanto, disposta a iniciar uma guerra de tarifas contra a Embratel dentro do novo sistema de interurbanos, no qual as operadoras concorrem pelas ligaçoes, que vigora desde zero hora de neste sábado (3). Mesmo sabendo que enfrentará a ex-estatal que monopoliza o serviço até a meia-noite de sexta-feira, a holding de telefonia fixa anunciou que vai reduzir seus preços nesses telefonemas apenas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Roraima, onde as cifras estavam acima da média do mercado, e recorrerá a promoçoes para estimular clientes a usar o 31.

A reduçao nas tarifas interurbanas será de 8,5% e nao chegará a anular o reajuste autorizado no último dia 22 pela Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), por se restringir a um tipo de telefonema e a quatro Estados. "Nossa promoçao foi bem analisada e nao significa o início de uma guerra de tarifas, que acabaria prejudicando a todos", afirma o diretor de Negócios de Varejo da Telemar, Joao de Deus Pinheiro de Macedo. Ele comparou a cesta de serviços telefônicos aos produtos de um supermercado e comentou que as promoçoes serao alternadas, para alcançar diferentes consumidores.

A holding também lançará programas especiais de descontos para grandes empresas. De acordo com o programa adotado, haverá reduçoes proporcionais ao volume de chamadas de longa distância efetuadas, com valores variáveis. A holding vai promover o sorteio de 31 automóveis Mercedes para os consumidores que, nos 16 estados em que opera, optarem por fazer os interurbanos com o código 31. "Vamos ter vários programas de fidelidade e ofertas cada vez mais segmentadas, para evitar rebaixamento de preços, já que também precisamos faturar para investir", diz Macedo.

Outro lado - A Embratel adota até agora o discurso de que nao pretende reduzir seus preços. Seu presidente, Dílio Penedo, já havia avisado que evitaria a guerra de tarifas, quando lançou a campanha da operadora para informar os consumidores das mudanças no sistema de ligaçao de interurbanos. Na ocasiao, Penedo informou que o corte no preço das tarifas poderia prejudicar a remuneraçao dos acionistas. Outro argumento citado pela companhia é o caso do Chile, onde a concorrência predatória, com vários cortes de preço, acabou por levar muitas companhias telefônicas à falência.

A ex-estatal, que operava sozinha o sistema de longa distância até a privatizaçao, vai concentrar seus esforços nos grandes consumidores, com planos especiais para empresas. A Embratel vai lançar várias promoçoes, que nao envolvem preços, aos diferentes tipos de consumidor.

A operadora planeja oferecer vantagens como créditos adicionais a empresas que forem fiéis à operadora para esse tipo de ligaçao.

A empresa anunciou quinta-feira que todos os seus centros de gerência de rede, localizados em diversas cidades do país, estarao em operaçao neste fim de semana para acompanhar o processo de mudança nos interurbanos e evitar problemas. Serao enviados relatórios periódicos a um centro virtual estratégico de coordenaçao, em Brasília, com informaçoes indispensáveis ao monitoramento e controle do processo. A Embratel se prepara há meses para a mudança, em trabalho que mobiliza 1.500 técnicos de diversas áreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;