Internacional Titulo
Ativista contra guerra critica presidente da Câmara dos EUA
Da AFP
23/07/2007 | 19:06
Compartilhar notícia


A militante americana Cindy Sheehan anunciou nesta segunda-feira que pretende enfrentar nas eleições de 2008 a líder democrata e presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, por sua recusa em iniciar um julgamento político do presidente George W. Bush.

Sheehan, que perdeu o filho Casey lutando no Iraque, tornou-se uma figura emblemática do movimento de oposição à guerra no país e prometeu tirar de Pelosi sua vantagem na Califórnia.

"Se Nancy Pelosi não cumprir seu mandato constitucional até a meia-noite, amanhã anunciarei oficialmente que competirei com ela", disse Sheehan depois da viagem que fez por todo o país acompanhada de simpatizantes. "Não só vou competir com ela como também irei derrotá-la", afirmou.

A ativista tem uma reunião marcada com o presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, John Conyers, para informá-lo de que um milhão de pessoas se manifestaram a favor de um julgamento político pela guerra.

Apesar das demandas de ativistas democratas de base para que Bush seja submetido a um julgamento político, os dirigentes do Partido Democrata no Congresso demonstraram pouco entusiasmo pela iniciativa.

As leis americanas estabelecem que a Câmara dos Representantes é o único corpo que pode iniciar um julgamento político, além de fazer acusações de traição ou de outros crimes ao presidente ou a qualquer outro funcionário eleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;