Internacional Titulo
Indecisos poderão decidir eleições no Peru
Da AFP
07/04/2006 | 20:02
Compartilhar notícia


A alta porcentagem de eleitores indecisos, entre 10% e 12%, decidirá o primeiro turno das eleições presidenciais peruanas deste domingo, apesar da ligeira vantagem do nacionalista Ollanta Humala, advertiram analistas nesta sexta-feira.

As pesquisas registram um número de indecisos que é o dobro da média histórica em eleições peruanas, a menos de 48 horas da votação, o que contribui para a incerteza sobre a dupla que passará para o segundo turno entre os três principais candidatos.

"Os três têm chances, pois nossa pesquisa registrou um empate técnico entre eles", indicou à imprensa estrangeira Manuel Saavedra, do instituto CPI. Nesta sexta-feira, uma pesquisa da empresa Datum Internacional deu a Humala 26% das intenções de voto, superando por apenas dois pontos a conservadora Lourdes Flores e o social-democrata Alan García, que aparecem empatados com 24%.

Outra pesquisa, da Universidade de Lima, dá a Humala 29,2%, quatro pontos à frente de Lourdes (25,6%), que supera García (21,9%). A pesquisa anterior dava a Humala 32%; Lourdes, 26%; e García, 23%. Ontem, uma pesquisa do CPI revelou um empate técnico entre os candidatos: Flores, 28%; Humala, 26%; e García, 25%.

O pesquisador da Universidade Católica Fernando Tuesta ressaltou que 10% dos eleitores representam cerca de 1,6 milhão de votos, o que poderia alterar qualquer resultado apontado pelas pesquisas, cuja divulgação é proibida no Peru pela lei eleitoral.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;