Economia Titulo
BCE vai absorver até 150 bilhões de euros do mercado monetário
Da AFP
21/12/2007 | 09:50
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta sexta-feira uma nova ação rápida de ofertas para absorver até 150 bilhões de euros (216 bilhões de dólares) do mercado monetário da eurozona, depois de ter inundado o mercado com dinheiro na terça-feira.

A operação aconteceu a uma taxa fixa de 4%, afirma o BCE em um comunicado destinado aos mercados. O resultado será anunciado ainda nesta sexta-feira.

Ao contrário das ações precedentes, esta não terá duração de um dia, mas de seis.

Na quarta-feira o BCE absorveu liquidez por um valor de 130 bilhões de euros (187,2 bilhões de dólares) e na quinta-feira exatamente 150 bilhões de euros (216 bilhões de dólares).

A meta é permitir às taxas de juros de curto prazo no mercado monetário um alinhamento com a taxa mínima da zona euro, atualmente de 4%.

O banco teme que uma queda acentuada das taxas entre os bancos gere inflação.

Na terça-feira, o BCE disponibilizou aos bancos o valor recorde de quase 350 bilhões de euros (504 bilhões de dólares) a uma taxa vantajosa de 4,21%.

A injeção funcionou e as taxas interromperam a queda, mas em menor valor que o BCE esperava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;