Setecidades Titulo Memória

A Santo André da Roseli O parquinho do Faccioli. O olhar do Dr. Ivan... ...focalizando a Acisa... ...e divulgando o Ramalhão... ...em plena La Bombonera

São instantâneos dos nossos colaboradores que formam o álbum ilustrado da II Semana Santo André

Ademir Medici
19/04/2026 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Divulgação: Roseli Dias Ortigoso
Crédito da foto 1 – Divulgação: Roseli Dias Ortigoso Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Perguntem aos seus. Eles lembrarão das famosas Molas Falbo, mas talvez não saibam que esta firma chegou a localizar-se no Centro histórico de Santo André.

Todos lembrarão do Parque Antonio Flaquer, que é a praça do Ipiranguinha, e muitos dos nossos pais e avós brincaram neste parquinho, espaço hoje usado para caminhadas.

Já os boleiros vibrarão em ver a camisa azul do Ramalhão no estádio do Boca Juniors, na Argentina. E os mais antigos dirão: 

- A Acisa funciona hoje onde foi o Hotel e Restaurante Cavalo Branco.

E você, prezado leitor, que foto é a sua predileta da cidade que aniversaria?

Crédito da foto 1 – Divulgação: Roseli Dias Ortigoso

COMÉRCIO-RESIDÊNCIA. Fábrica de molas Falbo, em plena Rua Dona Elisa Flaquer

Crédito da foto 2 – Divulgação: Adelino Faccioli

IPIRANGUINHA. E seu parque, do baú da Folha do Povo: estimo que a foto foi tirada em 1957, pois frequentei o local antes mesmo da sua inauguração (Faccioli)

Crédito das fotos 3 e 4 - Ivan Savioli Ferraz (foto e acervo)

CAVALO BRANCO. Em janeiro de 1999, a Acisa, que preservou o velho hotel; e o Dr. Ivan em 2012, em Buenos Aires, em La Bombonera, com a camisa do Ramalhão

Para a edição 20.142...

Denise Mirás

A paulistana Denise Mirás formou-se em jornalismo pela Faap, em 1978, e trabalhou no Diário da virada da década de 70 para 80. Daqui saiu para o grupo Estado e brilhou como especialista em esportes no Jornal da Tarde, de 1980 a 2006, cobrindo seis olimpíadas ao vivo e vários prêmios de Fórmula 1.

Entre 2009 e 2012, Denise trabalhou no portal de internet R7, onde cobriu a olímpiada de Londres. Mais recentemente, passou a trabalhar na assessoria de comunicação da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

O início no Diário foi tão significativo, que Denise mantém laços até hoje com os antigos colegas de Redação, participando dos reencontros hoje promovidos.

Crédito da foto 3 – Fernando Ferreira

DENISE MIRÁS. Laços eternos com a região

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 18 abril de 1976

AMEAÇA. Na fogueira, 26 anos de cinema brasileiro. Reportagem de Rafael Guelta, que escreve:

Afirmando que pretende adiantar os trabalhos para a criação do Museu do Cinema, em São Bernardo, Jordano Martinelli ameaça a Protur.

- Se eles não comprarem a coleção, queimo tudo até o final do ano.

Martinelli se dizia possuir dono do único acervo da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

NOTAS

Protur. Foi uma empresa de capital misto que cuidava do turismo em São Bernardo.

Martinelli. Ele e seu cão Duque participaram ativamente da fase gloriosa da Vera Cruz.

Acervo. Não fosse Martinelli, figurinos, cartazes, objetos dos primeiros filmes da Vera Cruz teriam se perdido. Hoje, uma parte, ao menos, pertence à Prefeitura de São Bernardo e aguarda por restauro.

Ameaça. Um fanfarrão romântico, o bom Martinelli. Jamais ele queimaria o acervo descrito por Rafael Guelta. Ele amava aquilo tudo.

EM 19 DE ABRIL DE...

1941 - Era Inaugurado o grupo escolar da Cerâmica São Caetano.

Pesquisa: José de Souza Martins

HOJE

Dia do Exército Brasileiro

Dia Interamericano do Índigenas

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário da cidade de Santo Expedito.

Pelo Brasil: Alto Boa Vista e Barra do Bugres (MT), Camaquã e Rosário do Sul (RS), Maracás (BA) e Vitória do Mearim (MA).

3º Domingo da Páscoa

19 de abril

No júbilo pascal, entoamos com o salmista: “Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!”

Fonte: ABC Litúrgico, folheto da Diocese de Santo André 

(Ano 46 - Nº 2780 - 19/4/2026)

Ilustração: Antônio de Pádua Luz (Diocese de Santo André)

Arte: Paulo César Nunes

Hoje é o Dia do Santo Expedito.

EVANGELHO

“Reconheceram-no ao partir do pão”.

Lucas 24,13-35

DGABC



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;