Turismo Titulo
Colômbia atrai o viajante pelo contraste
Irineu Masiero
Enviado à Colômbia
10/05/2000 | 20:52
Compartilhar notícia


   País de lugares fantásticos narrados na pena também fantástica de um dos maiores escritores latino-americanos, Gabriel Garcia Márquez, a Colômbia atrai o visitante pela contradiçao de sua terra e de seu povo. De Macondo, cidadezinha onde se passa o romance Cem Anos de Solidao à moderna Santa Fé de Bogotá, ou simplesmente Bogotá como é conhecida a capital colombiana, na qual começa Notícias de um Seqüestro. Da antiga Cartagena de Indias, onde no convento de Santa Clara foi escrito Do Amor e outros Demônios a Sao Miguel do Deserto, lugar onde pela primeira vez Erêndira se instalou com sua avó desalmada (todas descritas em livros do escritor). A Colômbia, nosso vizinho à noroeste, tem a densidade verde da floresta amazônica, a altura da Cordilheira dos Andes e a beleza de dois oceanos - Atlântico e Pacífico - com praias paradisíacas e mares de cores inacreditáveis.

O país também tem uma cultura indígena antiqüíssima, destruída pela ganância dos espanhóis, que chegaram ao país no início do século XVI e quiseram enriquecer às custas de ouro e esmeraldas das culturas pré-colombianas. Além disso, possui uma tradiçao religiosa marcante - 80% da populaçao é católica -; uma música vibrante, cujos ritmos principais sao a cumbia e o vallenato; e uma história recente marcada pelo tráfico de cocaína - um tabu tao grande para os cidadaos que nos bares nao se pede uma "Coca" bem gelada, mas sim uma "Coca-Cola", bem pronunciada, com todas as letras.

Com diversos ídolos nacionais, como a cantora Shakira e o cantor Carlos Vives, além dos jogadores Rincón e Valderrama, o país tem figuras marcantes, como o traficante Pablo Gavíria Escobar, morto há alguns anos quando tentava fugir da prisao que ele mesmo mandou construir.

Ao lado de tudo isso tem a guerra civil. Nas principais cidades (Bogotá, Cartagena, Medellín e Cali), soldados - garotos de nao mais do que 18 anos - empunham fuzis em cada esquina, reflexo mais visível da violenta instabilidade política em que o povo colombiano se meteu há mais de 30 anos. Para o visitante, nesses locais a visao é menos assustadora do que curiosa e o Exército na rua virou atraçao turística.

A segurança do turista, porém, nao está ameaçada. Os guerrilheiros atuam, principalmente, na regiao da Antioquia e deixam fora de seus alvos tanto Bogotá quanto os paraísos do Caribe. O atual presidente, Andrés Pastrana, tem tentado negociar com os grupos formas de acabar com as divergências, mas os resultados, até agora, nao sao satisfatórios.

Independentemente dessa situaçao, a Colômbia é um bom destino para os amantes da cultura e história da América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;