Nacional Titulo
Nomeaçao de general para STM surpreende José Gregori
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 14:49
Compartilhar notícia


O secretário de Estado dos Direitos Humanos, José Gregori, foi surpreendido com a notícia de que o nome do general José Luís Lopes Silva, comandante da operaçao que matou três pessoas em Volta Redonda no ano de 1988, foi aprovado para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

"Fiquei sabendo da notícia só hoje pela manha, ao ler os jornais", afirmou José Gregori. No dia anterior, a aprovaçao de Lopes Silva pela Comissao de Constituiçao e Justiça do Senado já havia causado grande constrangimento. O incidente em Volta Redonda aconteceu durante a desocupaçao da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e teve grande repercussao internacional.

Mesmo sem ter sido informado antecipadamente sobre a promoçao do general, Gregori tentou minimizar o fato. "Essa nao é uma indicaçao que tem um sentido de prêmio ou distinçao", ponderou. "Esse é um ato que atende mais aos regulamentos da própria corporaçao", comentou Gregori, lembrando que a carreira dos militares passa pelo STM.

O general Lopes Silva é atualmente o comandante militar do Leste. O secretário dos Direitos Humanos também nao acha que a nomeaçao do general que dirigiu a açao em Volta Redonda será objeto de "cogitaçao negativa" no exterior.

Questionado se nao seria melhor a escolha de outro general para o cargo, Gregori nao escondeu seu desconforto com o caso. "Para responder isso, seria necessário ter mais informaçoes sobre esta notícia", comentou. Mesmo assim, ele nao acredita que a promoçao de Lopes Silva irá prejudicar a imagem do governo na questao dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;