Cena Política Titulo Cena Política

Novo reitor da UFABC está nas mãos de Lula

08/04/2026 | 08:11
Compartilhar notícia
ARTE: Gilmar
ARTE: Gilmar Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O processo de escolha do novo reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC) está na etapa decisiva em Brasília. A lista tríplice definida pelo Conselho Universitário está sob análise do MEC (Ministério da Educação), que verifica a conformidade dos documentos antes do envio à Presidência da República. A palavra final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode escolher qualquer um dos nomes indicados. Na votação realizada em 10 de março, a professora Paula Homem de Mello apareceu em primeiro lugar. Como houve candidatura única, a lista foi completada por Vilson Tonin Zanchin e Patrícia Maria Vanzella. Agora, a expectativa gira em torno da decisão de Lula, que definirá quem comandará a universidade pelos próximos quatro anos. O mandato de Dácio Matheus como reitor termina em 29 de maio. 

Bastidores

Embate legal

DGABC

O presidente nacional do Cidadania, deputado federal Alex Manente (foto), registrou nesta quarta-feira (8) BO (boletim de ocorrência) contra Comte Bittencourt por falsidade ideológica e falsa identidade. Segundo Manente, cerca de R$ 200 milhões teriam sido controlados irregularmente por alguém que, de acordo com decisão judicial, nunca foi presidente do partido. “Tenho compromisso com a transparência e com a verdade. Estou ao lado da Justiça e das investigações que virão a partir desse boletim de ocorrência”, afirmou.

Convite a federal

A vice-prefeita de São Caetano, Regina Maura Zetone, confirmou à coluna que recebeu convite da cúpula do PSD para concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Regina destacou que analisa a proposta, que ainda esbarra em questões familiares. A pessedista, que está afastada do cenário político local, tem se dedicado à medicina e se reaproximado do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSD), participou de evento no Consórcio Intermunicipal a convite da vice de Rio Grande da Serra, Vilma Marcelino (PSDB). 

CPI da Dívida

Ainda sobre São Caetano, o relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Dívida instaurada na Câmara para analisar as contas de 2024 do ex-prefeito José Auricchio Junior (PSD), vereador Edison Parra (Podemos), informou, durante a sessão, que o relatório aprovado pela comissão será entregue hoje ao presidente da Casa, Carlos Humberto Seraphim, o Dr. Seraphim (PL). A previsão é que o documento seja levado ao plenário na próxima semana. 

Em Brasília

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, participou de reunião em Brasília com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), para discutir propostas relacionadas ao fim da escala de trabalho 6x1 no País. Durante o encontro, foram debatidos os impactos sociais e econômicos da jornada atual, bem como alternativas que possam promover melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros.

Avanços em Diadema

A reunião realizada entre os vereadores de Diadema, o Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos) e o governo municipal sobre mudanças nas regras previdenciárias terminou com avanços. De acordo com Juninho do Chicão (Progressistas), líder de governo, houve consenso de que o pedágio para aposentadoria será de 80%; que os servidores que se aposentarem até 31 de dezembro deste ano estarão livres das novas regras; e que a contribuição previdenciária de 14% será cobrada apenas de quem recebe acima do teto. A reestruturação da Previdência será analisada na sessão de quinta-feira (9).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;