Economia Titulo Parceria

Braskem e Aquapolo reforçam a segurança hídrica na região

Projeto de reúso de água é principal estratégia para preservação de recursos do Grande ABC

21/03/2026 | 22:55
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 No Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo (22), a Braskem e a Aquapolo Ambiental destacam a importância de soluções estruturantes para a segurança hídrica no Grande ABC. Referência na América Latina, o projeto de reúso de água tem papel estratégico na preservação dos recursos naturais e na resiliência das operações industriais diante dos desafios climáticos.

Com capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água reciclada, volume equivalente ao consumo de uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes, a Aquapolo transforma efluentes domésticos em água para uso industrial. Ao longo de 13 anos de operação, já foram produzidos cerca de 138 bilhões de litros, o que reduziu significativamente a necessidade de captação em fontes naturais.

A consolidação do projeto ocorreu durante a crise hídrica enfrentada por São Paulo entre 2014 e 2015, quando a operação garantiu o abastecimento contínuo das indústrias do Polo Petroquímico de Capuava sem impactos produtivos. Desde então, a iniciativa se expandiu para atender diferentes setores industriais. 

DGABC

A Braskem desempenha papel na viabilização da iniciativa e na promoção do uso sustentável da água. 

Atualmente, a companhia utiliza 100% de água de reúso em suas operações industriais na região e destina água de mananciais exclusivamente para consumo humano. “A água é um recurso finito e sua gestão eficiente é parte essencial da nossa estratégia. O uso de água de reúso protege nossas operações frente aos ciclos de escassez e, ao mesmo tempo, contribui para a preservação dos mananciais e para o abastecimento da população”, destaca Rodrigo Albuquerque, gerente industrial da Braskem.

A companhia consome cerca de 900 mil metros cúbicos de água de reúso por mês, volume que deixa de ser captado diretamente da natureza. 

A iniciativa também se conecta às agendas globais de adaptação às mudanças climáticas e economia circular, ao promover o reúso da água como alternativa segura, eficiente e sustentável para grandes centros urbanos.

LEIA TAMBÉM 

Grande ABC recebe missão internacional da Colômbia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;