Internacional Titulo
EUA querem explicação de Arafat sobre navio carregado de armas
Das Agências
04/01/2002 | 19:28
Compartilhar notícia


O governo americano pediu nesta sexta-feira uma explicação ao líder palestino, Yasser Arafat, sobre a interceptação feita pela Marinha israelense de um navio carregado com 50 toneladas de armas procedentes do Irã e, aparentemente, para uso palestino.

O porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, disse que o enviado americano para o Oriente Médio, general Anthony Zinni, conversou com Arafat nesta sexta sobre o assunto.

"O general Zinni expressou nossa forte condenação a qualquer tentativa de aumentar o conflito na região por grupos militantes ou outros", acrescentou.

"Zinni pressionou o líder Arafat para que encontre uma explicação para a situação. Também disse a ele que tome providências imediatas para prevenir futuras tentativas de introduzir armas ou aumentar o conflito atual", frisou.

Boucher revelou que, durante sua reunião com Zinni, Arafat garantiu desconhecer o incidente e ofereceu sua "total cooperação e completa investigação" sobre o assunto.

O navio "Karine A" foi interceptado na madrugada de quarta-feira no Mar Vermelho, a 500 quilômetros da costa israelense, de acordo com o chefe de Estado-maior israelense, general Shaul Mofaz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;