Política Titulo Disputa pelo governo de São Paulo

Em agenda na quinta com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato a governador

Acompanhado pelo ministro da Fazenda, presidente participará de eventos em São Bernardo e em São Paulo

13/03/2026 | 21:24
Compartilhar notícia
FOTO: Ricardo Stuckert/PR
FOTO: Ricardo Stuckert/PR Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve aproveitar a visita a São Paulo na próxima quinta-feira (19) para lançar a pré-candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ao governo do Estado. A movimentação vai ocorrer durante agendas oficiais do governo federal, quando Lula estará em São Bernardo e na Capital. Haddad é a aposta do presidente para enfrentar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que buscará a reeleição. 

Na data, Lula e Haddad participam pela manhã de evento no Expo Center Norte, em São Paulo, onde ocorre a Caravana Federativa, iniciativa da União voltada ao diálogo com Estados e municípios. Mais tarde, a comitiva segue para a UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Bernardo, onde será realizada a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa póstumo ao ex-presidente do Uruguai José Alberto “Pepe” Mujica. A solenidade deve contar com a presença da ex-vice-presidente uruguaia Lucía Topolansky. 

Ainda não há definição sobre como o anúncio será feito. Como os compromissos estão sendo organizados pelo governo federal, uma manifestação de caráter eleitoral pode gerar questionamentos na Justiça. 

DGABC

A oficialização também deve marcar a despedida de Haddad do comando do Ministério da Fazenda, que após meses de pressão interna e especulações teria aceitado o pedido de Lula e de dirigentes do PT para disputar o governo paulista. 

O ministro não escondeu que preferia deixar a Pasta da Fazenda e apenas contribuir para a campanha de Lula, mas foi convencido pelo presidente a concorrer a governador de São Paulo, considerado o principal colégio eleitoral do País e essencial na estratégia central para reeleição do petista à Presidência da República.

Enquanto aguarda a oficialização de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, o ministro da Fazenda já começou a montar a equipe que deve conduzir o projeto eleitoral. O publicitário Otávio Antunes será o responsável pelo marketing da campanha e atuará em conjunto com o deputado federal Jilmar Tatto, que assumirá a de comunicação.

Já a coordenação geral ficará a cargo do deputado Kiko Celeguim, presidente estadual do PT. Também vão integrar o grupo os congressistas Carlos Zarattini e Arlindo Chinaglia, além do deputado estadual Emídio de Souza. 

O presidente também contará, em São Paulo, com o apoio da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), que confirmou nesta semana que disputará uma das vagas ao Senado. O anúncio foi feito durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, realizado em Campo Grande (MS).

Ainda não foi definido quem deve compor a chapa de Fernando Haddad como vice. Dentro do PT são defendidos os nomes dos ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), que em meados de fevereiro também se colocou como pré-candidato ao governo paulista.

Ao mesmo tempo, Marina e França também são citados nos bastidores como possíveis integrantes da chapa ao Senado por São Paulo, que poderá ser formada ao lado de Simone Tebet. 

LEIA TAMBÉM

Caso Master: STF forma maioria para manter Vorcaro preso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;